Veja como fazer o transporte de vidros de forma segura e os principais cuidados

O transporte do vidro é uma etapa crucial em todo o processo, desde a fabricação até a sua instalação final. Se você é um vidraceiro ou serralheiro experiente, certamente sabe que lidar com o transporte de vidros requer muito cuidado e uma atenção especial.


Por isso, neste conteúdo, exploraremos tudo o que você precisa saber para garantir um transporte seguro e eficiente dos vidros, minimizando riscos de danos e prejuízos. Discutiremos técnicas, equipamentos e precauções essenciais que ajudarão você a entregar produtos intactos aos seus clientes.


No final deste texto, você ainda encontra uma lista com os 10 carros mais usados pelas vidraçarias no Brasil.

Prepare-se para uma leitura informativa e repleta de dicas valiosas. Vamos iniciar essa jornada rumo a um transporte de vidros seguro e bem-sucedido!

Como transportar vidro pesado?

As grandes chapas de vidros que chegam das fábricas para distribuidores e transformadores são chamadas de vidros jumbos. Estas exigem transporte, manipulação e armazenagem diferenciados, dentro e fora da fábrica.

No Brasil, as Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NRs, regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e saúde do trabalhador.


Essas normas são citadas no Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho. Tais NRs exigem que toda essa movimentação é feita com equipamentos específicos, fabricados exatamente para essa finalidade

Isto evita qualquer ação manual nas peças, preservando a segurança dos trabalhadores.


Raramente as peças jumbo são comercializadas diretamente para os usuários. Geralmente elas são cortadas e transportadas em peças pequenas ou transformadas, já como vidro insulado, laminado ou outros. 


Entretanto, existem projetos em que tais chapas são exigidas e seu manuseio deve seguir as normas de segurança, que incluem também treinamento especializado para a equipe.


Vidraçarias que não estão habituadas a trabalhar com chapas jumbo têm a opção de contratar empresas especializadas nesse tipo de transporte.


Essa opção é a mais segura, visto que o manuseio de tais chapas exigem esses equipamentos especiais, cujo investimento não compensaria para quem faz esse tipo de instalação apenas esporadicamente.

vidraceiro fazendo o transporte de vidros lapidados

No caso de peças menores, a transformação do vidro, que acontece logo após o corte em peças menores, geralmente torna esse material mais seguro e, consequentemente mais fácil de ser transportado.

No pré-processamento o vidro passa por uma lavadora e, em seguida, tem suas bordas lapidadas, ou seja, não cortantes.


O vidro lapidado pode ser então furado e transformado em vidro temperado ou serigrafado, com passagem por um forno de têmpera, ou ainda no vidro laminado, ao ser unido a outra placa intercalado por Polivinil Butiral, seguido de passagem por calandra e autoclave.


Porém, existem vidraçarias e serralherias que trabalham também com vidros comuns (float comum), em reposições ou emolduramentos em esquadrias.

Estes possuem as bordas cortantes e exigem manuseio com luvas e mangotes e, no caso de chapas maiores, com utilização de ventosas.


O não cumprimento dessas regras, impostas pelo Ministério do Trabalho através das NRs, citadas anteriormente, pode acarretar em multa e, no caso de acidente com vítima, em processos judiciais contra o empregador.

Como fazer o transporte de vidros até a vidraçaria?

O transporte seguro de vidros comuns ou beneficiados da distribuidora ou transformadora até a vidraçaria deve sempre ser feita por veículo especial, dotado de cavaletes fixados à estrutura metálica do veículo.

Nesses cavaletes o vidro é estocado na posição vertical, apoiado em borracha ou outro material macio resistente, com inclinação de 4 a 6 graus.


Os vidros são geralmente transportados nos cavaletes com as peças maiores posicionadas primeiro, seguida das peças menores.


Todas elas devem ser separadas por espaçadores, que servem para evitar atrito entre os vidros. Geralmente são feitos de isopor, borracha ou até mesmo papelão.


Toda a carga de vidros deve ser presa por cintas têxteis, conforme resolução número 552 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 17 de setembro de 2015.

Como carregar vidro no caminhão?

Embora muitos profissionais do vidro utilizem cordas para amarrar as cargas, seu uso é proibido por essa resolução. Tais cintas precisam apresentar resistência total à tração à ruptura de, no mínimo, duas vezes o peso da carga. 


É importante destacar que essa mesma resolução impede que as cintas têxteis sejam presas a madeiras da carroceria ou a ganchos metálicos presos a essa madeira. Devem estar fixados na parte metálica da carroceria ou no próprio chassi.


No caso de utilização de picapes ou caminhonetes, a resolução número 552 também determina que a altura da carga não ultrapasse o limite de 500 mm acima do topo da cabine, com medição feita do centro da cabine até o topo da carga. 


Se o veículo for pego em uma fiscalização por agentes de trânsito o veículo será barrado e multado, só podendo ser retirado após transferência da carga de vidros para um veículo apropriado, sejam eles vidros laminados, temperados ou outros.

Dicas para um transporte de vidros seguro até o cliente

Muitas vidraçarias optam por retirar o vidro no distribuidor ou transformador e já se dirigir ao cliente. Porém, em alguns casos o vidro é retirado e estocado na vidraçaria.


Nesses casos esses vidros devem ser estocados em cavaletes adequados que apoiam as chapas na posição vertical a 4 ou 6 graus de inclinação.


O manuseio do vidro nas vidraçarias deve ser feito seguindo-se a todos os protocolos de segurança, com utilização dos EPIs adequados, bem como outras ferramentas para vidraceiros.


Os cuidados no transporte do vidro somente devem cessar quando o vidro for inteiramente instalado. Nas obras é preciso tomar cuidado no transporte de vidros, especialmente em seu deslocamento por escadas e locais estreitos.


A movimentação deve ser feita por profissionais equipados com EPIs e ventosas de transporte.

Ao estocar o vidro na obra ele deve ser posicionado na vertical, apoiado em base macia. O transporte seguro do vidro no local de instalação deve ser feito por vidraceiros equipados com EPIs e com utilização de ventosas de transporte.


No caso de instalação de vidros comuns em obras a utilização de luvas e mangotes é essencial

10 picapes de vidraçaria mais utilizadas no Brasil

As vidraçarias brasileiras dependem de picapes para um transporte de vidros seguro. Por isso, é importante escolher o carro de vidraçaria correto para essa tarefa.


É importante ressaltar que, para utilização em ambientes de trabalho, o ideal é que seja utilizado um veículo seminovo. Os veículos retirados da loja – zero km – geralmente desvalorizam até 10% no primeiro ano. Além disso, é possível economizar muito dinheiro com a compra de uma picape usada.


Mas como escolher o automóvel certo? Abaixo, listamos as 10 picapes mais usadas por vidraçarias no Brasil. Os veículos mais usados foram relacionados em uma pesquisa feita pela revista Tecnologia & Vidro em 2023.


  • Kia Bongo
  • Hyundai HR
  • Chevrolet S10
  • Ford Ranger
  • Volkswagen Saveiro
  • Chevrolet Montana
  • Ford Courier
  • Lifan Foison
  • Effa Towner
  • Fiat Strada
  • kia bongo branca para carga de vidro

    Kia Bongo

    • Capacidade de carga: 1.680kg
    • Preço (FIPE/2022): R$135.815,00
  • Hyundai HR branca para carga de vidro

    Hyundai HR

    • Capacidade de carga: 1.500kg
    • Preço (FIPE/2022): R$145.020,00
  • Chevrolet S10 branca para transporte de vidro

    Chevrolet S10

    • Capacidade de carga: 1.200kg
    • Preço (FIPE/2022): R$165.049,00
  • Nova Ford Ranger

    Ford Ranger

    Capacidade de carga: 1.252kg

    Preço (FIPE/2022): R$159.867,00

  • Volkswagen Saveiro 2022

    Volkswagen Saveiro

    • Capacidade de carga: 734kg
    • Preço (FIPE/2022): R$56.561,00
    Botão
  • nova Chevrolet Montana 2023

    Chevrolet Montana

    • Capacidade de carga: 756kg
    • Preço (FIPE/2022): R$77.823,00
    Botão
  • Ford Courier

    Ford Courier

    • Capacidade de carga: 730kg
    • Preço (FIPE/2022): R$54.266,00
    Botão
  • Lifan Foison

    Lifan Foison

    • Capacidade de carga: 660 kg
    • Preço (FIPE/2022): R$50.022,00
    Botão
  • Eifa Towner

    Eifa Towner

    • Capacidade de carga: 700kg
    • Preço (FIPE/2022): R$49.950,00
    Botão
  • Fiat Strada 2023

    Fiat Strada

    • Capacidade de carga: 720kg
    • Preço (FIPE/2022): R$94.258,00
    Botão

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

Por Divinal Vidros 12 de dezembro de 2024
A empresa conta, atualmente e por tempo indeterminado, com 17 tipos de vidros impressos ou texturizados em seus estoques. Conheça as opções! Os Vidros Impressos, outrora chamados de Vidros Fantasia e, atualmente, Vidros Texturizados , estão obtendo grande procura no mercado. Um dos motivos é porque muitos deles remetem a um passado recente, tornando esses itens muito apreciados na composição de ambientes nos estilos Vintage ou Retrô. Porém, é importante destacar que nem todas as texturas fazem essa conexão ao passado. Geralmente, as estampas mais artísticas são as que mais remetem ao passado, pois são fáceis de serem identificadas logo após o primeiro contato com elas. Nesse grupo destacam-se os vidros no padrão Antílope, Ártico, Japonês, Mosaico e Silésia. Alguns padrões de desenho são lançamentos recentes, com menos de uma década de mercado, enquanto outros são atemporais, com aspecto moderno e discreto. Esses últimos são amplamente utilizados na indústria moveleira e no design de interiores. Entre elas, encontramos os padrões Infinity, Mobile, Pontilhado, Spotlyte, Teorema e Thela. Na indústria moveleira, os vidros impressos ou texturizados são muito apreciados por propiciar privacidade parcial. Esses vidros permitem a passagem de uma luz difusa que mostram vultos ou sombras, mas que não revelam o conteúdo de armários ou closets. Essas mesmas características se aplicam na preferência de uso dos impressos ou texturizados no design de interiores. Além disso, existem alguns padrões com características específicas, que mencionaremos mais adiante nesta matéria. As duas unidades da Divinal Vidros (São Paulo e Belo Horizonte) possuem em seus estoques uma extensa quantidade e variedade de impressos ou texturizados. Um levantamento feito em novembro de 2024 identificou 17 tipos, sendo que alguns eram oferecidos em espessuras e cores variadas, totalizando, assim, mais de 20 opções. Relação completa O estoque da Divinal Vidros, atualizado no mês de novembro de 2024, inclui vidros impressos e texturizados produzidos por dois fabricantes: Saint Gobain Glass e Cebrace, sendo que atualmente somente a Cebrace os produz no Brasil, renomeando tais vidros como Cebrace Texturizados. A Divinal Vidros, por tradição e para atender às necessidades do mercado, mantém um estoque diversificado de vidros, garantindo sua manutenção para reposições futuras ou atuais. Por isso, o levantamento do estoque realizado em novembro de 2024 pode ser alterado a qualquer momento com a adição ou substituição de itens. Não é à toa que é na Divinal Vidros que os profissionais do vidro encontram o vidro que procuram. Espessuras especiais A maioria dos vidros impressos ou texturizados são produzidos atualmente na espessura 4 milímetros que, na realidade, possui espessura entre 3 e 4 milímetros, devido aos sulcos da impressão no vidro feito por rolos apropriados no momento da produção. Alguns padrões, entretanto, a Divinal possui na espessura de 8 mm (7/8 mm). Esta última é a espessura adequada para que o vidro seja temperado e aplicado em boxes para banheiros, divisórias e diversas outras aplicações. Vidros com características especiais Três vidros impressos ou texturizados merecem destaque nessa relação por possuírem características próprias muito acentuadas ou marcantes. O primeiro é o vidro aramado, concorrente centenário do vidro laminado. Trata-se de um vidro produzido através de rolos, como todo impresso ou serigrafado. Porém, ele se diferencia por possuir uma superfície lisa e agregar uma tela metálica em seu interior. O vidro aramado é considerado um vidro de segurança podendo, juntamente com os laminados, serem utilizados em coberturas, guarda-corpos e outras aplicações que exigem materiais de segurança. O segundo tipo de vidro com características especiais é o vidro Anti-Reflexo. Ele se diferencia dos vidros com cobertura anti-reflexiva aplicada por deposição iônica no vidro float. Sua capacidade de reduzir reflexos acontedio devido à sua microtextura discreta. Quando posicionado junto a fotos ou quadros, esse vidro destaca a imagem que está atrás dele. Vale ressaltar que a característica anti-reflexiva desse vidro impresso ou texturizado não ocorre quando ele se distancia do objeto a ser destacado, fazendo com que ele adquira uma leve opacidade. 
Por Divinal Vidros 9 de outubro de 2024
Incentivos para construção de edifícios mais eficientes e sustentáveis têm motivado a busca por certificações específicas, dentre elas a EDGE. Entenda.
Por Divinal Vidros 27 de agosto de 2024
Depois de seu sucesso absoluto, dos anos 40 aos anos 70, o vidro canelado está novamente sendo bastante procurado pelos designers, arquitetos e construtores. Entenda.
Share by: