Espelhos bronze: o segredo para uma decoração sóbria e elegante

Conhecer as tendências do design de interiores e as várias opções oferecidas no mercado de vidros e espelhos contribui para um ótimo resultado. Saiba como os espelhos bronze estão conquistando a preferência nacional.


Espelhos são elementos práticos e decorativos que vão muito além de seu aspecto prático e útil de refletir imagens com perfeição. Eles promovem a sensação de maior amplitude aos ambientes, transmitem a sensação de limpeza e ampliam a luminosidade natural sem consumo de energia. É por isso que são os “queridinhos” dos designers, que mais recentemente têm apresentado os espelhos bronze como grande trunfo.


Uma tendência não é criada ao acaso. Apesar de haver variações, de acordo com gostos e costumes locais dos vários países, uma referência mundial é o Salone del Mobile Milano, na Itália, realizado anualmente. A partir das novidades deste grande evento, como é o caso dos espelhos bronze, surgem inspirações adaptadas às realidades locais, repercutidas nos eventos nacionais de design.


Sobriedade elegante

Assim como os espelhos prata, que são os mais comuns, os espelhos bronze também promovem a sensação de maior amplitude aos ambientes. A diferença é que a tonalidade bronze desse espelho promove um aspecto mais sóbrio e elegante aos ambientes, ao mesmo tempo que atenua a ofuscação em locais com incidência direta da luz natural.


Os espelhos bronze têm sido presença constante nas mostras nacionais de decoração, móveis, construção e design de interiores. Esse fato amplia a procura por esse elemento decorativo que pode ser utilizado de diversas formas.


Formas de instalar

Existem várias formas de se instalar espelhos. Eles podem ser emoldurados em grandes quadros e somente encostados em paredes, com leve inclinação; é possível ser emoldurados e pendurados, assim como, ser fixados com suportes metálicos em suas laterais ou com suportes colados em seu verso; outra possibilidade é fixá-los diretamente na parede com cola apropriada para tal finalidade.


Avaliar previamente como se dará essa instalação pode influenciar em como você vai escolher espelhos. Isso porque alguns tipos de instalação exigem a utilização de espelhos com espessuras maiores.


Vantagens e desvantagens da colagem

A forma mais prática e segura de se instalar espelhos é a colagem diretamente na parede. Com essa colagem elimina-se boa parte do risco de acidentes pois, em caso de quebra, os cacos, na maioria das vezes, permanecem colados, evitando quedas e ferimentos.


A desvantagem da colagem é que, em caso de mudança, esse espelho poderá quebrar-se ao tentar retirá-lo do local. A fixação através de acessórios nas bordas ou colados no verso, nesse caso, apesar de menos segura, permite essa mudança com facilidade. Além disso, permite a adoção de uma tendência atual, que é a iluminação por fitas de led instalados no verso dos espelhos.


Colunas e móveis

É bom destacar também que os espelhos bronze não se limitam às paredes. Eles podem ser também utilizados no revestimento de colunas, em tampos diversos e em laterais de móveis. Também em portas de armários e divisórias.

detalhe do espelho bronze bisotê

Acabamentos

Os espelhos podem ser trabalhados de diversas maneiras, além de poderem ser valorizados, nos transformadores, com variados tipos de recortes, lapidações e incisões.


Um beneficiamento muito apreciado em tampos é o bisotê nas bordas do espelho. Trata-se de um trabalho que exige ótimo acabamento, como o executado pela Divinal Vidros, que trabalha com variados tipos, inclinações e larguras.


Ao escolher espelhos bronze para a decoração é preciso acompanhar as tendências. A atual é a de adoção de formatos irregulares e curvilíneos. Tais espelhos são denominados “espelhos orgânicos”.


Outra tendência na decoração é a formação de mosaicos com espelhos bronze lapidados colados nas paredes. As lapidações marcam os contornos de cada peça, destacando as linhas do “desenho” escolhido.


Qualidade

Um item que deve influenciar sobre como escolher espelhos é a questão da qualidade do produto. É ela que vai determinar o tempo de utilização sem o aparecimento de indesejáveis manchas. E isso é obtido com a escolha de uma marca consagrada e também de um bom processador, pois o trabalho com o corte e a lapidação de espelhos exige diversos cuidados, sobre como trabalhar o vidro, transformando-o no objeto de desejo dos clientes, sem prejudicar a camada protetora da prata deste produto.


A Divinal Vidros, por exemplo, é conhecida pelo elevado nível de qualidade de suas linhas de transformação de espelhos. Cuidados especiais são tomados com a água utilizada no processo e a utilização de modernos equipamentos italianos faz um acompanhamento minucioso através de softwares, através de comandos numéricos.


Segurança extra

As normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possuem recomendações especiais para os casos em que os espelhos precisam ser instalados em locais que ofereçam risco para os usuários, tais como tetos ou em locais de alto fluxo de pessoas, como academias. Nesses locais a recomendação que interfere na decisão de como escolher é de utilização de espelhos laminados. Eles são obtidos com o processo de laminação, recebendo uma segunda camada, unida pelo intercalador Polivinil Butiral (PVB) ou com o intercalador estrutural SentryGlas. A Divinal possui equipamentos modernos capazes de laminar espelhos com perfeição.


Quanto mais melhor?

Designers de interiores oferecem diversas dicas sobre como escolher espelhos bronze para os diversos ambientes da casa. A principal recomendação é não abusar, mas sim, procurar combinar os espelhos com outros materiais. E, em matéria de combinar com outros, os espelhos são campeões, fazendo parceria com praticamente todos os materiais utilizados no mercado, incluindo madeiras, pedras e até mesmo tecidos.


Outra recomendação é a de não utilizar espelhos de cores diferentes em um mesmo ambiente. Exceto se essa decisão for justificada através da criação de um mosaico ou adoção de um estilo diferenciado, planejado previamente.


Dicas de instalação

A principal dica de instalação para espelho é a de proteger sua camada de prata, evitando danificar as várias camadas de tinta protetiva no verso do produto. Portanto, ao escolher espelhos verifique se existem lascas nas bordas ou riscos na camada protetora.


Essa camada de tinta protetora e as bordas do espelho não devem entrar em contato com solventes ou colas que contenham produtos químicos. Além disso, a umidade também pode ser um problema em longo prazo. É importante, portanto, que o verso do espelho esteja distanciado da parede em pelo menos 3 mm. No caso de colagens, recomenda-se que ela seja feita sobre fios verticais, de forma a não permitir o acúmulo de umidade no verso.


Quer saber mais? Leia nosso conteúdo com 6 dicas que dão certo para limpar espelhos.

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

Por Divinal Vidros 12 de dezembro de 2024
A empresa conta, atualmente e por tempo indeterminado, com 17 tipos de vidros impressos ou texturizados em seus estoques. Conheça as opções! Os Vidros Impressos, outrora chamados de Vidros Fantasia e, atualmente, Vidros Texturizados , estão obtendo grande procura no mercado. Um dos motivos é porque muitos deles remetem a um passado recente, tornando esses itens muito apreciados na composição de ambientes nos estilos Vintage ou Retrô. Porém, é importante destacar que nem todas as texturas fazem essa conexão ao passado. Geralmente, as estampas mais artísticas são as que mais remetem ao passado, pois são fáceis de serem identificadas logo após o primeiro contato com elas. Nesse grupo destacam-se os vidros no padrão Antílope, Ártico, Japonês, Mosaico e Silésia. Alguns padrões de desenho são lançamentos recentes, com menos de uma década de mercado, enquanto outros são atemporais, com aspecto moderno e discreto. Esses últimos são amplamente utilizados na indústria moveleira e no design de interiores. Entre elas, encontramos os padrões Infinity, Mobile, Pontilhado, Spotlyte, Teorema e Thela. Na indústria moveleira, os vidros impressos ou texturizados são muito apreciados por propiciar privacidade parcial. Esses vidros permitem a passagem de uma luz difusa que mostram vultos ou sombras, mas que não revelam o conteúdo de armários ou closets. Essas mesmas características se aplicam na preferência de uso dos impressos ou texturizados no design de interiores. Além disso, existem alguns padrões com características específicas, que mencionaremos mais adiante nesta matéria. As duas unidades da Divinal Vidros (São Paulo e Belo Horizonte) possuem em seus estoques uma extensa quantidade e variedade de impressos ou texturizados. Um levantamento feito em novembro de 2024 identificou 17 tipos, sendo que alguns eram oferecidos em espessuras e cores variadas, totalizando, assim, mais de 20 opções. Relação completa O estoque da Divinal Vidros, atualizado no mês de novembro de 2024, inclui vidros impressos e texturizados produzidos por dois fabricantes: Saint Gobain Glass e Cebrace, sendo que atualmente somente a Cebrace os produz no Brasil, renomeando tais vidros como Cebrace Texturizados. A Divinal Vidros, por tradição e para atender às necessidades do mercado, mantém um estoque diversificado de vidros, garantindo sua manutenção para reposições futuras ou atuais. Por isso, o levantamento do estoque realizado em novembro de 2024 pode ser alterado a qualquer momento com a adição ou substituição de itens. Não é à toa que é na Divinal Vidros que os profissionais do vidro encontram o vidro que procuram. Espessuras especiais A maioria dos vidros impressos ou texturizados são produzidos atualmente na espessura 4 milímetros que, na realidade, possui espessura entre 3 e 4 milímetros, devido aos sulcos da impressão no vidro feito por rolos apropriados no momento da produção. Alguns padrões, entretanto, a Divinal possui na espessura de 8 mm (7/8 mm). Esta última é a espessura adequada para que o vidro seja temperado e aplicado em boxes para banheiros, divisórias e diversas outras aplicações. Vidros com características especiais Três vidros impressos ou texturizados merecem destaque nessa relação por possuírem características próprias muito acentuadas ou marcantes. O primeiro é o vidro aramado, concorrente centenário do vidro laminado. Trata-se de um vidro produzido através de rolos, como todo impresso ou serigrafado. Porém, ele se diferencia por possuir uma superfície lisa e agregar uma tela metálica em seu interior. O vidro aramado é considerado um vidro de segurança podendo, juntamente com os laminados, serem utilizados em coberturas, guarda-corpos e outras aplicações que exigem materiais de segurança. O segundo tipo de vidro com características especiais é o vidro Anti-Reflexo. Ele se diferencia dos vidros com cobertura anti-reflexiva aplicada por deposição iônica no vidro float. Sua capacidade de reduzir reflexos acontedio devido à sua microtextura discreta. Quando posicionado junto a fotos ou quadros, esse vidro destaca a imagem que está atrás dele. Vale ressaltar que a característica anti-reflexiva desse vidro impresso ou texturizado não ocorre quando ele se distancia do objeto a ser destacado, fazendo com que ele adquira uma leve opacidade. 
Por Divinal Vidros 9 de outubro de 2024
Incentivos para construção de edifícios mais eficientes e sustentáveis têm motivado a busca por certificações específicas, dentre elas a EDGE. Entenda.
Por Divinal Vidros 27 de agosto de 2024
Depois de seu sucesso absoluto, dos anos 40 aos anos 70, o vidro canelado está novamente sendo bastante procurado pelos designers, arquitetos e construtores. Entenda.
Share by: