O tampo de vidro para mesa caracteriza-se como algo não só funcional, mas também possui um alto valor quando pensado na decoração de um ambiente. Uma mesa de jantar produzida em vidro valoriza e eleva a estética de mesas de diversos tipos e estilos.
São peças essenciais para montar um móvel que servirá de apoio às refeições ou objetos decorativos. Hoje, você vidraceiro, arquiteto ou designer de interiores, ficará por dentro de
características sobre tampo de vidro para mesa, além do manuseio e instalação deste item. Por meio deste pequeno e prático guia, você entenderá qual o melhor vidro para tampo de mesa e mais informações sobre o uso desse produto moderno.
O tampo de vidro para mesa deve ser produzido de forma a oferecer segurança adequada, brilho, resistência e com qualidade de acabamento para que a mesa mantenha o seu propósito. Saiba agora quais os vidros que preferencialmente são indicados para
tampos de mesas.
Um dos vidros mais utilizados para os tampos de mesa é o vidro temperado. Esse tipo de vidro faz parte de uma categoria conhecida como “vidros de segurança”. A têmpera é o processo responsável pela segurança desse vidro.
No processo de têmpera o vidro comum é submetido a uma temperatura que pode chegar a 700 graus Celsius. Logo em seguida ele recebe jatos frios de ar. Esse processo provoca tensões internas no vidro, que o torna até 5x (cinco vezes) mais resistente, se comparado aos vidros comuns. Ideal para que os tampos das mesas tenham performance ideal para sustentar pesos e impactos.
Tampo de vidro para mesa de jantar, no qual o vidro é temperado garante mais segurança para receber visitas e oferecer jantares.
O vidro laminado também é considerado um vidro de segurança, pois é composto de duas ou mais lâminas de vidro, que são fortemente interligadas sob calor e pressão, por uma ou mais camadas de Polivinil Butiral (PVB).
Vidros laminados podem ser utilizados em tampos de mesas de diversas formas. Há quem aprecie suas bordas rústicas, porém, essa característica pode também ser embutida em moldura de madeira ou outro material.
A vantagem dos vidros laminados é a possibilidade de utilização de interpoladores de várias cores. Além disso, outros efeitos decorativos podem ser buscados, como a laminação com texturas internas, com tonalidades opacas ou até mesmo o efeito craquelê, obtido com o vidro laminado craquelado.
O único cuidado a ser tomado com a utilização de vidros laminados para tampos de mesas é evitar o contato direto com panelas quentes diretamente sobre sua superfície, pois o PVB pode ser danificado pela alta temperatura.
O tampo de vidro para mesa também pode ser produzido com vidros comuns (ou float), desde que possuam espessura adequada, podendo chegar ao limite de 19 mm que é a espessura máxima produzida pelos fabricantes nacionais.
Por vidro espesso entende-se as espessuras iguais ou superiores a 12 mm. É importante destacar que o vidro comum não precisa ser utilizado nos tampos, sempre como vidro incolor que possui tonalidade levemente esverdeada. É possível essa utilização também com o vidro extra clear, ou extra transparente, eliminando a tonalidade esverdeada.
Além dos vidros incolor ou extra clear na massa, os tampos podem ser produzidos também por aplicação de pintura, conhecidos como serigrafados ou esmaltados, seja por tinta quente ou fria.
A ABNT NBR 14488, é uma norma técnica que indica as condições e usos de vidros para móveis e determina espessuras obrigatórias desses vidros de acordo com a utilização, mediante as características da placa do vidro que for utilizado, da base da mesa e formas de uso.
Essa Norma específica e indica as exigências de desempenho necessárias para garantir a segurança da aplicação de vidro que é utilizado na composição de mesas, aparadores e similares. Ela ainda cita outras normas como auxiliares, são elas: NBR 13966, NBR 14697, NBR 14698, NBR NM 293, NBR NM 294 e NBR NM 297.
As características dos vidros escolhidos determinam se os tampos de vidro para mesas serão mais ou menos espessos. Dessa forma, as espessuras mínimas do tampo de vidro para mesa podem ser planejadas tendo-se em conta a tabela apresentada pela NBR 14488, ela traz considerações de fatores como:
• tipo de vidro escolhido (laminado, temperado ou comum);
• presença ou não de apoios intermediários;
• dimensão do vão a ser preenchido (medidas do vidro para o tampo de mesa);
• altura de instalação (altura da mesa);
• forma de utilização.
Considerando-se os mesmos fatores acima, a NBR 14488 determinar qual a espessura ideal para tampo de mesa de vidro a serem utilizadas para os vidros temperados que, por serem mais resistentes, suportando maiores cargas, podem ter menores espessuras, sendo que as espessuras podem variar de vidros 4 mm para tampos redondos com um metro de diâmetro a até 12 mm para tampos de mesas maiores, com até 2 metros de comprimento por um metro de largura, por exemplo.
O tampo de vidro para mesa deve ser manuseado com o máximo de cuidado e atenção, para que ele não seja danificado, assim como o projeto geral da mesa. Ao ser colocado, o item deve ser apoiado em madeira ou material macio, pois eles evitarão que o vidro seja riscado ou arranhado no local de apoio.
No caso de vidros espessos, o material macio utilizado para apoio não deve ser muito frágil, tal como gotas adesivas de silicone, pois elas serão esmagadas pelo peso do vidro em pouco tempo de uso. No mercado existem borrachas de silicone e outros materiais que oferecem maior resistência e garantem a durabilidade necessária para essa função de apoiar e evitar o contato do vidro com superfícies duras.
Se o vidro utilizado para o tampo for muito leve, deve ser utilizado borracha ou material que impeça o seu deslizamento para os lados. Além disso, é importante ressaltar que os tampos de vidro quadrados, retangulares, triangulares e outros que possuem pontas, devem ser produzidos com quinas arredondadas, caso contrário, será preciso utilizar protetores para evitar acidentes, especialmente com crianças pequenas.
Confira dicas rápidas sobre usos de tampos de vidros para mesa que vão modernizar ambientes.
Geralmente as mesas com tampo de vidro para cozinha são redondas, em seu projeto, aposte em tampos que valorizem o formato da mesa. Utilize vidros com cores vibrantes e que combinem com a decoração da cozinha. Se forem compostas por vidros espessos ou vidro bisotê, ou com lapidações especiais tipo OG, 2G ou 3G são capazes de valorizar esse item.
As mesas de jantar costumam ser grandes e com formatos retos, quadrados ou retangulares. Para os vidros com até 12mm de espessura o bisotê é uma utilização bastante utilizada. Já para espessuras maiores, existe a possibilidade de se utilizar vários tipos de recortes de cantos e lapidações tipo “bico de águia”, OG, 2G ou 3G, que a Divinal Vidros é capaz de oferecer.
Utilize vidros resistentes que não comprometa a segurança de seu cliente, assim poderá sustentar com segurança panelas, pratos e itens para refeições, além de adereços para enfeitar a mesa.
O tampo de vidro para mesa é um item despojado, moderno além de diferenciado, que consegue elevar a estética de qualquer espaço. Aposte nesse produto em seus projetos e surpreenda os seus clientes.
Precisa de um orçamento?
Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo
Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro
Desde 1953 distribuindo e beneficiando os melhores vidros e espelhos para vidraçaria, construção civil, arquitetura e decoração em todo o Brasil.
Acompanhe nossos conteúdos nas redes sociais
TELEFONE SP
(11) 2827-2100
(11) 3760-2100
TELEFONE BH
(31) 2103-9633
(31) 3528-2200
WHATSAPP
(11) 2827-2100
(31) 2103-9633
E-MAIL
comunicacao@divinalvidros.com.br
comunicacao.bh@divinalvidros.com.br
SEGURANÇA DE DADOS
Fale com o nosso DPO:
controlador.lgpd@divinalvidros.com.br
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
Unidade SP:
Unidade BH:
ENDEREÇO
Unidade SP:
Unidade BH: