30 ferramentas indispensáveis para vidraceiros profissionais

Há cerca de três décadas, a principal ferramenta para o vidraceiro era o cortador de vidros. Não faltavam também a massa de vidraceiro, uma lixadeira elétrica manual de cinta para dar acabamento e polir as bordas e uma furadeira elétrica para instalação de ferragens em paredes com buchas e parafusos.

 

Porém, com a popularização dos vidros temperados e a melhoria no atendimento para o fornecimento desse vidro, a prática de cortar os vidros e lixá-los na própria vidraçaria tem se tornado rara.

 

As vidraçarias nacionais estão preferindo não manter estoque de vidros. A maioria prefere oferecer as opções para seus consumidores através de catálogos virtuais, amostras ou expositores.

 

Atualmente, encomenda-se os produtos já com as medidas e acabamentos desejados aos transformadores para já partirem para a instalação após o recebimento.

 

Essa mudança valorizou as figuras dos profissionais da instalação de vidros e espelhos e ajudantes, alterando também os itens principais que devem entrar na caixa de ferramentas.

 

Ao longo deste conteúdo, vamos trazer as 30 principais ferramentas para vidraceiros e explicá-las em um guia completo para você tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe a leitura.


As principais ferramentas do vidraceiro profissional

Se antigamente o que não podia faltar em uma vidraçaria era o cortador, uma lixadeira elétrica e uma furadeira elétrica, as ferramentas indispensáveis de hoje são outras.


Em um levantamento recente, feito por uma revista digital especializada no ramo do vidro, as três principais ferramentas citadas pelos profissionais participantes, em votação, foram:

  1. nível e prumo laser;
  2. trena manual ou laser;
  3. furadeira e parafusadeira.


Mas qual a importância dessas três?


Nível e prumo laser

ferramenta de nível a laser para vidraceiros

Essa ferramenta conquistou o ramo vidreiro há alguns anos e atualmente é raro encontrar um instalador de vidros que ainda utilize fios de nylon e prumos de peso para definição e marcação de esquadro, prumo, nível e eixos.

 

Os níveis e prumos a laser emitem feixes laser provenientes de um mesmo ponto, direcionado como eixos. A vantagem que oferece em relação aos instrumentos de medição tradicionais é a rapidez e a praticidade.

 

Em poucos segundos posiciona-se o aparelho e se fazem as marcações. Além disso, a visualização através de linhas nas paredes, ajudam a evitar erros.

 

As maiores vantagens na utilização do nível e prumo laser em relação aos sistemas tradicionais está na sua utilização em condições de pouca luz e na utilização em locais elevados, como varandas ou edifícios. Ou ainda em locais sujeitos a ventos fortes.


Trena manual ou laser

A trena que os vidraceiros normalmente utilizam para medir vidros é a de metal recolhível, com marcações lineares. Seu design permite fazer grandes medições de comprimento ou em torno de curvas e cantos.

 

A versão mais moderna das trenas é a versão a laser, a grande vantagem da obtenção de medidas pelo laser é a velocidade do resultado e a praticidade. É possível aferir distâncias com mais velocidade do que com a trena comum.

 

Além disso, a maioria dos modelos pode realizar cálculos simples e de áreas, armazenando medições automaticamente e evitando retrabalhos.Porém, as trenas laser ainda não conquistaram a confiança dos vidraceiros pela margem de erro que muitas apresentam.

 

Modelos de menor preço avisam que podem variar sua medição entre 2 e 3 mm, para mais ou para menos, essa diferença pode parecer insignificante para outros setores.Mas não é para os vidraceiros orçamentistas ou instaladores, porque pode determinar a incapacidade de se instalar um vidro em um vão. 

 

A boa notícia é que diversos fabricantes estão anunciando o lançamento de trenas que oferecem precisão milimétrica. Por enquanto possuem custo elevado, mas a esperança é que seu preço seja reduzido pela popularização com o passar do tempo.

 

Furadeira e parafusadeira

Aqui estamos falando das furadeiras e parafusadeiras com controle de velocidade e função reversível. As furadeiras elétricas manuais sempre fizeram parte do kit dos vidraceiros instaladores. Elas evoluíram bastante e hoje se tornaram equipamentos muito versáteis.

 

Além de realizarem furos em paredes e alumínios servem como esmeratrizes, marteletes, parafusadeiras além de outros usos que dependem da criatividade do usuário e do kit de acessórios que a acompanha.

 

Existem até mesmo furadeiras/parafusadeiras dotadas de alimentação por bateria ou pneumática, bastante úteis em instalações em locais isolados e sem acesso a fontes de energia elétrica. 


Equipamentos de proteção individual (EPI)

Outras ferramentas claramente indispensáveis são os EPIs. Desde o manuseio até a instalação, é fundamental contar com eles. Caso contrário, a segurança do próprio vidraceiro está ameaçada.

 

Muitos desses equipamentos são específicos para vidros, como os mangotes anticorte. Outros aparecem para outros ramos também, como luvas e óculos.

 

De modo geral, o vidraceiro muito se assemelha a um cavaleiro medieval ou um gladiador porque ele tem equipamentos para garantir sua segurança e bem-estar que vão da cabeça aos pés.


Outras ferramentas para vidraceiros 

Além das ferramentas que citamos no começo, a pesquisa apontou outras mais que não poderiam faltar na instalação de vidros. Segundo os participantes, que deram respostas espontâneas, são 30 aparatos importantes

 

Nós relacionamos essas ferramentas aqui acompanhadas de uma breve descrição da sua função para os vidreiros. 

 

  • Aplicador de silicone e cola de contato: colagens e vedações diversas em espaços entre vidros e alumínios;

 

  • Aparelho celular com os seguintes aplicativos: decibelímetro, GnaCAD, MeasureOn Bosch, Skedio Pro e Lupa com lanterna, para utilizações diversas;

 

  • Lima chata: retirar arestas após o corte dos alumínios utilizados na instalação; 

 

  • Martelo comum e martelo de borracha: assentamento de ferragens ou posicionamento e ajustes nas peças de vidro;

 

  • Ventosas Manuais: levantar e posicionar vidros com firmeza e segurança;

 

  • Esquadro: para marcação de cortes em ângulos precisos de 90 graus no corte de perfis; 

 

  • Chaves Philips, Allen e de Fenda: parafusamentos de todos os tipos;

 

  • Furadeira de impacto com martelete: se difere por ser mais robusta e atuar através de golpes sucessivos que “quebram” superfícies mais resistentes;

 

  • Alicates universal e de corte: funções diversas;

 

  • Arco de serra e serra manual: corte dos perfis de alumínio;

 

  • Brocas de vídea e diamantadas: furações precisas e delicadas. 

 

  • Tesoura de corte de alumínio: recortes especiais. 

 

  • Trincha ou pincel largo: limpar trilhos e/ou da parede; 

 

  • Espátula: limpeza do local, usada para retirar colas e tintas soltas; 

 

  • Fitas adesivas: marcações e delimitações; 

 

  • Suta: medição de ângulos em cantos;

 

  • Transferidor de grau: medir ângulos ao longo de circunferências; 

 

  • Formão: remoção de barreiras à instalação; 

 

  • Talhadeira: pequenas adaptações ou para escavar pisos para instalação de molas hidráulicas; 

 

  • Alicate rebitador: nos casos de uso de rebites; 

 

  • Jogo de Chaves de regulagem (fixas, “L”, torx): para apertos diversos; 

 

  • Cortador de diamante: corte de espelhos ou vidros comuns; 

 

  • Lixadeira: desbaste de paredes ou do alumínio; 

 

  • Policorte e disco de 12”: como opção automática às serras de alumínio; 

 

  • Sargento ou grampos: fixar peças a serem ajustadas ou cortadas; 

 

  • Serra circular ou de bancada de 10”: cortes do alumínio em diferentes ângulos. 


Profissionais investem em ferramentas de qualidade

Só com os melhores materiais e profissionais é possível entregar os melhores projetos em construção civil, arquitetura e design de interiores. Sem isso, não existe nenhum projeto bem sucedido.


A Divinal está no mercado desde 1953 fabricando os melhores vidros planos do mercado. Logo, você sabe onde encontrar os melhores vidros. A mão de obra especializada não trabalha com produtos que não sejam de primeira linha.


A preocupação desses profissionais vai desde o uniforme e atendimento até os vidros e ferramentas usadas. A excelência está nos mínimos detalhes e nós entendemos disso, são diversos os premiações que já ganhamos em relação às nossas têmperas e vidros


Entre em contato com nosso time comercial, faça um orçamento e conheça o nosso portfólio de produtos.

Solicite um orçamento

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

vidro autolimpante para residência
Por Divinal Vidros 17 abr., 2024
Saiba como o vidro autolimpante funciona e aproveite para tirar suas principais dúvidas sobre o assunto aqui no blog da Divinal.
fachada de vidro em construção civil
Por Divinal Vidros 12 mar., 2024
Descubra como escolher o tipo ideal de vidro para fachadas de edifícios comerciais e residenciais.
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 17 jan., 2024
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Share by: