Tudo sobre vidro refletivo: o que é, características, vantagens e cores disponíveis para o seu projeto

O vidro refletivo é a sensação dos empreendimentos executivos e prédios comerciais. Mas não é só por sua beleza que esse tipo de vidro se destaca na construção civil. Sua capacidade de oferecer isolamento térmico e proteção solar faz com que seja a alternativa ideal para diferentes tipos de ambientes e projetos.


Também chamado de vidro espelhado, ele conta com uma camada metalizada que ajuda na proteção contra os raios UV. Essa característica possibilita vantagens que vão muito além da estética.


É muito comum ver fachadas com vidros refletivos. Isso porque a camada refletora fica em um dos lados da peça e tem a capacidade de bloquear até 80% dos raios solares no ambiente interno. Isso permite a manutenção do conforto térmico dentro do local.


Assim, além de proteger a parte interna do ambiente, o vidro refletivo também proporciona maior eficiência energética. Ou seja, é possível economizar na conta de luz graças ao controle de calor, reduzindo gastos com ar condicionado, por exemplo, com a utilização desse tipo de vidro.


As vantagens do vidro refletivo

O vidro refletivo ganhou muita importância no meio vidreiro por apresentar características e benefícios muito relevantes para os usuários. Entre as vantagens, podemos destacar:


  • mais privacidade;
  • mais segurança;
  • conforto térmico;
  • estética que se diferencia.


Mais privacidade para o ambiente

Este é provavelmente o principal motivo pelo qual as pessoas procuram este tipo de vidro. Por ele ter a capacidade de refletir, as pessoas que estão no ambiente externo não conseguem enxergar o que está do lado de dentro do vidro. Quem está do lado de dentro, no entanto, consegue enxergar normalmente o que está fora.


Mais segurança

O vidro refletivo pode ser feito a partir de uma peça de vidro temperado, laminado ou até insulado. Por isso, também são considerados vidros de segurança às pessoas que estão tanto em prédios altos quanto em guaritas de vigia, por exemplo.


Conforto térmico

Como a propriedade refletiva é capaz de espelhar os raios solares, a incidência de calor dentro das áreas internas é menor. Desta forma, o ambiente fica mais confortável e agradável para todos aqueles que se encontram nele.


Pode-se dizer que se enquadra como um vidro de proteção ou controle solar, que gera redução de custos. Com um local mais agradável e ameno, a necessidade de usar ar condicionado diminui, então as contas relacionadas a isso serão menores.


Estética que se diferencia

O vidro refletivo, como todos, tem a capacidade de tornar um edifício ou projeto muito mais sofisticado e moderno. É preciso, entretanto, saber como usá-lo da melhor maneira.


Vale ressaltar que esse tipo de vidro tem diversas opções de cores, o que possibilita explorar muitos caminhos em projetos arquitetônicos ousados e inovadores.


As cores nas quais o vidro refletivo pode ser encontrado são:


  • champanhe;
  • verde;
  • fumê;
  • azul;
  • prata ou cinza;
  • bronze;
  • incolor.


Entre eles vale ressaltar o vidro refletivo champanhe, o vidro refletivo bronze e o vidro refletivo prata ou cinza. Todos têm inúmeras aplicações e possibilidades de uso, mas os mais comuns são esses.


Vidro refletivo champanhe

vidro refletivo champanhe em fachada de vidro de uma casa

Ele tem a capacidade de tornar um ambiente muito mais elegante. A tonalidade dele deixa o ambiente mais receptivo. Pode ser aplicado em diversos lugares, desde ambientes internos, como quartos, até ambientes externos, como pergolados de vidro fechados.


Vidro refletivo bronze

Parecido com o champanhe e com o espelho bronze, tem a propriedade de deixar um ambiente mais acolhedor e aconchegante. Também pode ser aplicado em ambientes internos como quartos e salas e ambientes externos como os pés direito de uma fachada de vidro em prédios.


Vidro refletivo prata ou cinza

vidro refletivo prata em closet

Deixa um ambiente mais sóbrio e geralmente é mais difícil de combinar em ambientes internos. Nos externos é amplamente usado justamente por dar um ar austero ao projeto.


Quer conhecer todas as opções de vidro refletivo? Baixe agora nosso catálogo e confira tudo o que temos disponível para você e o seu projeto.

Baixar catálogo

Aplicações do vidro refletivo

Ele pode ser aplicado em diferentes espaços e ambiente nos projetos arquitetônicos, mas são aplicados principalmente em:


  • fachadas;
  • portas;
  • janelas;
  • sacadas;
  • coberturas;
  • paredes.


Como o vidro refletivo é feito?

Os vidros refletivos são grandes aliados da eficiência energética e do conforto ambiental. Isso acontece por causa da sua tecnologia de desenvolvimento, que garante um bom controle da intensidade da luz e do calor que são difundidos para o ambiente interno.


Para fazer o vidro espelhado é preciso primeiro ter o vidro float comum. Ele é submetido a um processo, o pirolítico ou câmara a vácuo, que aplica uma camada metalizada em um dos seus lados.


No processo pirolítico, os óxidos são pulverizados na camada metálica durante a fabricação do float. Já no processo da câmara a vácuo, a peça e vidro recebe a deposição de átomos de metal sobre uma de suas faces ao passar por uma câmara conservada a vácuo.


Porém, o vidro que passa pela câmara não pode não pode ser temperado e o depósito de óxidos deve ser feito depois da serigrafia. Já os que passam pelo processo pirolítico podem ser temperados ou serigrafados, mas somente depois de passarem pelo processo de pirólise.


Onde comprar vidros espelhados?

Para entregar os melhores resultados em projetos é preciso trabalhar com os melhores materiais. Nós, da Divinal Vidros, oferecemos o que há de melhor em vidros e espelhos para todo o Brasil.


Conheça nosso portfólio de produtos ou entre em contato com a nossa equipe comercial para saber como podemos te ajudar a entregar um projeto incrível em sua próxima obra.

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

fachada de vidro em construção civil
Por Divinal Vidros 12 mar., 2024
Descubra como escolher o tipo ideal de vidro para fachadas de edifícios comerciais e residenciais.
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 17 jan., 2024
Descubra a beleza única dos espelhos orgânicos e como eles transformam espaços.
Por Divinal Vidros 29 nov., 2023
Descubra modelos de espelhos decorativos que transformam espaços residenciais e comerciais em verdadeiras obras de arte.
Share by: