Conheça os vidros habitat de proteção solar, como funcionam e seus tipos

O vidro habitat foi apresentado ao mercado em 2015, reunindo vários vidros capazes de bloquear parte do calor solar que já eram utilizados em fachadas há mais de uma década. 

 

Tais vidros foram selecionados pelos seus apelos estéticos e suas capacidades de serem beneficiados ou transformados, acrescentando a esses produtos os benefícios dos vidros temperados e laminados.

 

Até o lançamento da primeira campanha de divulgação da Linha Habitat, os vidros refletivos não eram percebidos pelos consumidores residenciais.

 

Trata-se de uma iniciativa de divulgação que entrou para a história da publicidade no setor vidreiro como modelo de conscientização de vários públicos para múltiplos benefícios de um produto.


Um pouco da história dos vidros habitat de proteção solar

As primeiras ações da Linha Habitat, vidros de proteção solar, denominavam seus produtos como vidros inteligentes para residências. Afinal, a linha, capaz de bloquear até 70% da entrada de calor solar nos ambientes, tinha potencial para gerar conforto térmico e economia de energia elétrica, ao retardar o acionamento do sistema de refrigeração.

 

Enquanto isso, em projetos residenciais, reduz o dimensionamento do sistema de ar-condicionado (medido em BTUs) para esses ambientes, tornando-se assim um produto sustentável

 

Através de anúncios impressos em revistas de grande circulação, comunicação nos pontos de venda, site específico para essa linha e outras ações, a fabricante Cebrace passou a divulgar as vantagens de se aplicar vidros capazes de bloquear parte do calor solar em obras residenciais.

 

É interessante registrar que, em alguns casos, constatou-se que a economia de energia elétrica gerada pela utilização de vidros da Linha Habitat acabava “pagando” o custo da adoção de tais vidros com o tempo.

 

Com isso, a Linha Habitat, buscada por muitos como vidro de proteção solar, apresenta solidamente fatores que enaltecem a sustentabilidade e o investimento, sendo ideal para fechamento de sacadas ou fachadas de vidro, por exemplo.

Vidro Habitat em fechamento de sacada residencial

Os vidros de proteção solar focam em vários públicos 

A equipe de marketing da fabricante atuou em vários segmentos para tornar o vidro perceptível tanto para o grande público consumidor, como também para o setor vidreiro, responsável por tornar o produto acessível.

 

O primeiro slogan adotado para o produto foi: “Sinta a qualidade. Veja a diferença. Peça Vidros Habitat”. 

 

Os vidros da Linha Habitat foram destacados, a partir dessa primeira ação, como investimentos em construções residenciais capazes de valorizar imóveis pela beleza e pelo desempenho. A Divinal Vidros foi uma das empresas que participou desde esse início de divulgação. 


Vidros de proteção solar

Em uma segunda etapa, para facilitar a assimilação do grande público, a Linha Habitat passou a utilizar o termo “Vidros de Proteção Solar”, pelo fato dos divulgadores detectarem que a associação dos vidros com o produto “Protetor Solar” permitia uma compreensão mais fácil das vantagens de seus produtos no bloqueio dos raios UV e na proteção contra o excesso de calor

 

Atualmente, a Cebrace e, por extensão, a Divinal Vidros, trabalham esse conceito de proteção e, paralelamente, a assimilação, pelos vários públicos, das vantagens das versões laminadas e temperadas. 


Vidros Habitat Laminados 

As opções de vidros da Linha Habitat na versão laminada oferecem três vantagens adicionais aos produtos monolíticos: 

 

  • Segurança – os vidros laminados possuem uma película interna (interlayer ou intercalador) que mantém os vidros aderidos em caso de quebras, evitando ferimentos. Além disso, os vidros quebrados permanecem presos aos caixilhos na maioria dos casos, protegendo o vão de invasões. 
  • Proteção contra raios Ultra Violeta (UV) – todos os vidros da Linha Habitat oferecem proteção contra raios UV em algum nível, porém, somente a versão laminada promete bloquear mais de 90% dessa radiação. Os raios UV são prejudiciais à saúde e, além disso, são responsáveis pela deterioração de pisos e tecidos. 
  • Desempenho acústico – os vidros laminados são mais eficientes no bloqueio do som que as demais versões da Linha Habitat. 

 

Vidros Habitat Temperados 

A versão de vidros da Linha Habitat temperada passa pelo processo de têmpera em antecâmaras. Nesse beneficiamento os vidros são submetidos a uma temperatura que pode chegar a 700 graus Celsius em forno especial, seguida de rápido resfriamento.

 

Esse processo cria tensões internas no produto que torna esse vidro até cinco vezes mais resistente que sua versão comum.

 

A Divinal Vidros destaca-se nesse processo com a utilização de um forno de têmpera horizontal especial, dotado de antecâmara, capaz de temperar grandes chapas com baixo índice de empenamentos ou marcas de rolos. 

 

Essa segurança extra obtida com a têmpera é reforçada por outra característica do vidro temperado: quando se quebra, fragmenta-se em milhares de pedaços pequenos e pouco cortantes, evitando ferimentos graves

 

E, talvez, a principal vantagem oferecida pelos vidros temperados é que ele adquire resistência que permite sua fixação através de aparafusamentos ou apertos.

 

Devido a isso pode ser instalado por ferragens, dobradiças sem a necessidade de ser emoldurado, utilizado até mesmo em portas pivotantes, deslizantes, ou ainda, em grandes painéis suportados por ferragens tipo “spider” ou semelhantes. 


As vantagens dos vidros Habitat são diversas e eles são ideias para serem aplicados em residências e prédios, além de economizar gera efeitos estéticos agradáveis. Confia o vídeo abaixa e conheça essa linha.

Vidros Habitat refletivos e neutros 

A Linha Habitat é dividida em duas categorias principais de produtos: refletiva e neutra. 

As versões refletivas contam com aspecto espelhado, nas cores cinza, esmeralda (verde), champanhe (bronze ou âmbar) e incolor (prata).

 

Os vidros refletivos oferecem um visual moderno, apreciado por muitos designers e arquitetos, oferecendo índices de bloqueio do calor dos raios solares que podem chegar a 70%, sombreamento interno suave e com uma característica única: inibir a visão de fora para dentro durante o dia, sem prejudicar a visibilidade de quem está no interior do ambiente. 

 

As versões neutras, por outro lado, apresentam um aspecto mais discreto, aproveitam melhor a luz natural para integrar os ambientes interno e externo e está disponível nas tonalidades cinza e incolor. A capacidade máxima de bloqueio do calor dos raios solares é de 44%. 


Como funcionam os vidros habitat

Uma questão que intriga aos que trabalham com vidros de proteção solar residenciais Habitat é como eles possuem essa capacidade de bloquear parte do calor solar. O princípio de funcionamento de tais vidros envolve muitos conceitos da física.

 

Porém, basicamente, tais vidros recebem uma camada de óxidos metálicos em seu processo produtivo que conseguem refletir tanto a luz visível quanto os raios invisíveis, que incluem a Radiação UV e os Raios Infravermelhos.

 

Nesse processo, parte da radiação solar é transmitida para dentro do ambiente, parte absorvida pelo próprio vidro e parte refletida para o exterior. 


Princípios físicos dos vidros de proteção solar

Para explicar mais detalhadamente, a fachada envidraçada, janela ou parede, geralmente, separa dois ambientes que se encontram a diferentes temperaturas. Assim, existe nesta fachada, janela ou parede, uma transferência de calor de ambiente quente para ambiente frio, ou vice-versa.

 

As trocas de calor realizam-se segundo três modos de propagação: condução, convecção e radiação. Entenda cada uma delas. 

 

  • Radiação - é a transferência de calor resultante de uma troca por radiação entre dois corpos que se encontram a diferentes temperaturas. É diretamente proporcional à emissividade dos corpos, sendo que, emissividade é uma característica da superfície dos corpos. Quanto menor for a emissividade, mais reduzida é a transferência do calor por radiação. 
  • Condução - é a transferência de calor do centro de um corpo ou entre dois corpos em contato direto. Essa transferência efetua-se sem deslocamento de matéria. O fluxo de calor entre as duas faces de um vidro depende de uma variação de temperatura entre estas faces e a condutividade térmica do material. 
  • Convecção - é a transferência de calor entre a superfície de um sólido e de um fluído líquido ou gasoso. Essa transferência é acompanhada por deslocamento de matéria. 


Várias soluções 

Para promover maior isolamento térmico em um ambiente, o especificador de vidros pode recorrer a várias soluções que hoje são oferecidas pelos fabricantes desse material. Uma delas é a utilização de vidros com capacidades refletivas, oferecida pela Linha Habitat, reduzindo a radiação incidente para dentro de um ambiente. 

 

Em residências, para se ampliar a capacidade dos vidros da Linha Habitat, existe ainda a possibilidade de tais vidros entrarem na composição de vidros insulados (ou duplos). Tais vidros possuem uma camada interna de ar desidratado ou gás que atuam na redução da entrada do calor pela redução da capacidade de convecção.

 

Dessa forma a eficiência da janela, parede ou fachada é ampliada por essa ação combinada (radiação e convecção).

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

Por Divinal Vidros 12 de dezembro de 2024
A empresa conta, atualmente e por tempo indeterminado, com 17 tipos de vidros impressos ou texturizados em seus estoques. Conheça as opções! Os Vidros Impressos, outrora chamados de Vidros Fantasia e, atualmente, Vidros Texturizados , estão obtendo grande procura no mercado. Um dos motivos é porque muitos deles remetem a um passado recente, tornando esses itens muito apreciados na composição de ambientes nos estilos Vintage ou Retrô. Porém, é importante destacar que nem todas as texturas fazem essa conexão ao passado. Geralmente, as estampas mais artísticas são as que mais remetem ao passado, pois são fáceis de serem identificadas logo após o primeiro contato com elas. Nesse grupo destacam-se os vidros no padrão Antílope, Ártico, Japonês, Mosaico e Silésia. Alguns padrões de desenho são lançamentos recentes, com menos de uma década de mercado, enquanto outros são atemporais, com aspecto moderno e discreto. Esses últimos são amplamente utilizados na indústria moveleira e no design de interiores. Entre elas, encontramos os padrões Infinity, Mobile, Pontilhado, Spotlyte, Teorema e Thela. Na indústria moveleira, os vidros impressos ou texturizados são muito apreciados por propiciar privacidade parcial. Esses vidros permitem a passagem de uma luz difusa que mostram vultos ou sombras, mas que não revelam o conteúdo de armários ou closets. Essas mesmas características se aplicam na preferência de uso dos impressos ou texturizados no design de interiores. Além disso, existem alguns padrões com características específicas, que mencionaremos mais adiante nesta matéria. As duas unidades da Divinal Vidros (São Paulo e Belo Horizonte) possuem em seus estoques uma extensa quantidade e variedade de impressos ou texturizados. Um levantamento feito em novembro de 2024 identificou 17 tipos, sendo que alguns eram oferecidos em espessuras e cores variadas, totalizando, assim, mais de 20 opções. Relação completa O estoque da Divinal Vidros, atualizado no mês de novembro de 2024, inclui vidros impressos e texturizados produzidos por dois fabricantes: Saint Gobain Glass e Cebrace, sendo que atualmente somente a Cebrace os produz no Brasil, renomeando tais vidros como Cebrace Texturizados. A Divinal Vidros, por tradição e para atender às necessidades do mercado, mantém um estoque diversificado de vidros, garantindo sua manutenção para reposições futuras ou atuais. Por isso, o levantamento do estoque realizado em novembro de 2024 pode ser alterado a qualquer momento com a adição ou substituição de itens. Não é à toa que é na Divinal Vidros que os profissionais do vidro encontram o vidro que procuram. Espessuras especiais A maioria dos vidros impressos ou texturizados são produzidos atualmente na espessura 4 milímetros que, na realidade, possui espessura entre 3 e 4 milímetros, devido aos sulcos da impressão no vidro feito por rolos apropriados no momento da produção. Alguns padrões, entretanto, a Divinal possui na espessura de 8 mm (7/8 mm). Esta última é a espessura adequada para que o vidro seja temperado e aplicado em boxes para banheiros, divisórias e diversas outras aplicações. Vidros com características especiais Três vidros impressos ou texturizados merecem destaque nessa relação por possuírem características próprias muito acentuadas ou marcantes. O primeiro é o vidro aramado, concorrente centenário do vidro laminado. Trata-se de um vidro produzido através de rolos, como todo impresso ou serigrafado. Porém, ele se diferencia por possuir uma superfície lisa e agregar uma tela metálica em seu interior. O vidro aramado é considerado um vidro de segurança podendo, juntamente com os laminados, serem utilizados em coberturas, guarda-corpos e outras aplicações que exigem materiais de segurança. O segundo tipo de vidro com características especiais é o vidro Anti-Reflexo. Ele se diferencia dos vidros com cobertura anti-reflexiva aplicada por deposição iônica no vidro float. Sua capacidade de reduzir reflexos acontedio devido à sua microtextura discreta. Quando posicionado junto a fotos ou quadros, esse vidro destaca a imagem que está atrás dele. Vale ressaltar que a característica anti-reflexiva desse vidro impresso ou texturizado não ocorre quando ele se distancia do objeto a ser destacado, fazendo com que ele adquira uma leve opacidade. 
Por Divinal Vidros 9 de outubro de 2024
Incentivos para construção de edifícios mais eficientes e sustentáveis têm motivado a busca por certificações específicas, dentre elas a EDGE. Entenda.
Por Divinal Vidros 27 de agosto de 2024
Depois de seu sucesso absoluto, dos anos 40 aos anos 70, o vidro canelado está novamente sendo bastante procurado pelos designers, arquitetos e construtores. Entenda.
Share by: