É possível cortar o vidro temperado? Entenda como proceder e dicas profissionais

Após passar pelo processo de têmpera, os vidros não poderão ser cortados. Se houver alguma tentativa de cortar o vidro temperado, ele se fragmentará em centenas de pedaços pequenos pouco cortantes. Isso acontece devido ao fato de ocorrer o aquecimento em temperaturas que ultrapassam os 600 ºC no processo de têmpera, seguido de rápido resfriamento.


Com essa variação brusca de temperatura as moléculas do vidro são reordenadas, criando tensões internas. Essas tensões tornam o vidro mais rígido, porém, em alguns casos, até mesmo a retirada de uma micro lasca pode gerar sua ruptura.

 

Considerado um vidro de segurança, o vidro temperado é até cinco vezes mais resistente do que o vidro comum. É muito utilizado em aplicações estruturais autoportantes, tornando-se desnecessário o uso de caixilhos. Possui a vantagem de ser instalado somente preso por ancoragens pontuais, fixação por ferragens ou por aperto em recortes, adaptando-se a acessórios diversos.

 

Outro fator importante é a sua resistência a altas temperaturas, sendo capaz de suportar diferenças entre suas faces de até 200 graus Celsius sem se quebrar, enquanto um vidro comum rompe-se em diferenças de até 60 ºC. Dentre as principais aplicações desse vidro, estão: boxes, portas, divisórias, fechamento de vãos e janelas.


Jateamento e desbaste de bordas

Então, se não é possível cortar o vidro temperado, seria possível fazer alguns ajustes em sua medida nas obras? Em algumas situações, o vidro temperado aceita leves desbastes de suas bordas, sendo costumeiramente feito por muitos profissionais. Segundo os fabricantes, o vidro temperado poderá ter a sua estrutura comprometida caso o produto final tenha sua forma alterada, e mesmo que o vidro não venha a quebrar no momento em que os ajustes estejam sendo feitos, há grandes chances deste produto se quebrar a qualquer momento com o passar do tempo.

 

Portanto, tão importante quanto não utilizar a técnica do desbaste, não é recomendado que ocorra o jateamento, (serviço de jato de areia), na superfície do material. Deve-se anular também a possibilidade do mesmo ser lixado ou furado, devido aos mesmos motivos expostos.


Bordas são o “Calcanhar de Aquiles”

máquina de produção de vidros temperados

As tensões internas pressionam o exterior dos vidros, principalmente em suas bordas. Por esse motivo, o vidro temperado é mais resistente à colisão em sua superfície, porém, muito mais frágil em suas bordas.

 

Costuma-se dizer que as bordas são o “Calcanhar de Aquiles” dos vidros temperados, em referência ao ponto fraco citado na Mitologia Grega.


Corte com serra Makita e uso de lixa

 

Não existe nenhuma ferramenta capaz de cortar o vidro temperado sem danificá-lo, nem mesmo as mais conhecidas serras Makita, com seus vários modelos. Também não é possível cortar o vidro temperado usando qualquer tipo de ferramentas especiais, como por exemplo, corte por jato de água. Por todos esses motivos, furos e recortes devem ser solicitados antes do processo de têmpera. Se o vidro for calculado errado ou se uma furação for esquecida, uma nova peça terá de ser confeccionada.


Essa exigência de exatidão nas medidas do vidro temperado é tradicional no ramo vidreiro, e ainda é motivo de orgulho para tantos profissionais que, depois de muita prática, conseguem evitar erros e prejuízos. Na Divinal Vidros essa tarefa é facilitada pela adoção de um sistema e-commerce, que fornece aos profissionais do vidro uma biblioteca de desenhos, permitindo que as medidas dos vãos sejam preenchidas e que os devidos cálculos sejam feitos de forma automática.


Produção conforme normas

fábrica Divinal Vidros em São Paulo

A produção do vidro temperado na Divinal Vidros é feita seguindo rigorosamente o que recomenda a norma técnica ABNT NBR 14698 – Vidros Temperados.

Uma dessas recomendações é a de que todo vidro que for temperado tenha sua borda trabalhada antes do processo de têmpera.


A borda deve estar livre de defeitos antes de ser encaminhada para a próxima etapa do processo de produção ou estará sujeita a quebra dentro do forno de têmpera, o que causará prejuízos ao fabricante do produto. Quanto um vidro se quebra dentro do forno de têmpera, o equipamento precisa ser desligado e resfriado para limpeza das impurezas que a quebra do vidro causou.


Espessuras e cores

Uma característica que é importante destacar quando se fala em vidros temperados é que, quando produzidos com vidros coloridos, deve-se observar que os níveis de transparência/tonalidade variam conforme a espessura do produto.


Um erro comum, por exemplo, é instalar conjuntos com vidros verde, cinza ou bronze, com espessura de 10 mm para as peças de maior dimensão, e com o objetivo de reduzir custos, utilizar vidros de 8 mm, ou até mesmo 6mm, para as peças menores do projeto. 


Visualmente, a diferença na tonalidade das cores dos vidros de diferentes espessuras será facilmente notada.

maquinário de produção de vidro temperado

A importância da película de segurança

Com o objetivo de potencializar a segurança do produto Vidro Temperado, a Divinal Vidros aplica a película de segurança, diretamente na fábrica.


A utilização da película em boxes para banheiro, quando aplicada conforme requisitos da Norma ABNT NBR 14207, traz muito mais segurança ao box, deixando o consumidor mais tranquilo com a utilização do produto. Sua principal funcionalidade é segurar os fragmentos de vidro evitando maiores acidentes, no caso da quebra do vidro.


Segundo a norma técnica ABNT NBR 14207 - box para banheiros, em caso de quebra da porta do box, a película de segurança deve permitir ao menos dois ciclos de abertura e fechamento da porta, com objetivo de permitir a saída de uma pessoa de dentro do box em caso de uma quebra durante o uso.


Marca gravada é garantia

Existem algumas técnicas para conferir se um vidro é realmente temperado. Porém, a forma mais fácil é verificar se existe a marca da têmpera gravada de forma permanente no canto superior do vidro ou em sua borda. A Divinal Vidros usa a identificação registrada nos vidros temperados com sua marca própria Tempered®.


Uso obrigatório segundo ABNT

Estar de acordo com as normas técnicas é indispensável para evitar erros e entregar um trabalho com excelência, fornecendo qualidade e segurança aos clientes. Vale lembrar que existem situações em que o uso de vidros de segurança não permite substituições. A norma ABNT NBR 7199, determina que para instalação abaixo da cota de 1,10 metros em relação ao piso, a utilização de vidros de segurança (incluindo os vidros temperados) se faz obrigatória.


Onde encontrar vidros temperados?

A Divinal Vidros é uma das mais tradicionais fornecedoras de vidros temperados do Brasil. Ela está presente no mercado desde 1953 e produz temperados nas cores incolor, verde, bronze e fumê (cinza), além de temperar vidros refletivos de proteção Solar da Linha Habitat.


Entre em contato com nosso time comercial, faça um orçamento e conheça nosso portfólio de produtos.

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

Por Divinal Vidros 12 de dezembro de 2024
A empresa conta, atualmente e por tempo indeterminado, com 17 tipos de vidros impressos ou texturizados em seus estoques. Conheça as opções! Os Vidros Impressos, outrora chamados de Vidros Fantasia e, atualmente, Vidros Texturizados , estão obtendo grande procura no mercado. Um dos motivos é porque muitos deles remetem a um passado recente, tornando esses itens muito apreciados na composição de ambientes nos estilos Vintage ou Retrô. Porém, é importante destacar que nem todas as texturas fazem essa conexão ao passado. Geralmente, as estampas mais artísticas são as que mais remetem ao passado, pois são fáceis de serem identificadas logo após o primeiro contato com elas. Nesse grupo destacam-se os vidros no padrão Antílope, Ártico, Japonês, Mosaico e Silésia. Alguns padrões de desenho são lançamentos recentes, com menos de uma década de mercado, enquanto outros são atemporais, com aspecto moderno e discreto. Esses últimos são amplamente utilizados na indústria moveleira e no design de interiores. Entre elas, encontramos os padrões Infinity, Mobile, Pontilhado, Spotlyte, Teorema e Thela. Na indústria moveleira, os vidros impressos ou texturizados são muito apreciados por propiciar privacidade parcial. Esses vidros permitem a passagem de uma luz difusa que mostram vultos ou sombras, mas que não revelam o conteúdo de armários ou closets. Essas mesmas características se aplicam na preferência de uso dos impressos ou texturizados no design de interiores. Além disso, existem alguns padrões com características específicas, que mencionaremos mais adiante nesta matéria. As duas unidades da Divinal Vidros (São Paulo e Belo Horizonte) possuem em seus estoques uma extensa quantidade e variedade de impressos ou texturizados. Um levantamento feito em novembro de 2024 identificou 17 tipos, sendo que alguns eram oferecidos em espessuras e cores variadas, totalizando, assim, mais de 20 opções. Relação completa O estoque da Divinal Vidros, atualizado no mês de novembro de 2024, inclui vidros impressos e texturizados produzidos por dois fabricantes: Saint Gobain Glass e Cebrace, sendo que atualmente somente a Cebrace os produz no Brasil, renomeando tais vidros como Cebrace Texturizados. A Divinal Vidros, por tradição e para atender às necessidades do mercado, mantém um estoque diversificado de vidros, garantindo sua manutenção para reposições futuras ou atuais. Por isso, o levantamento do estoque realizado em novembro de 2024 pode ser alterado a qualquer momento com a adição ou substituição de itens. Não é à toa que é na Divinal Vidros que os profissionais do vidro encontram o vidro que procuram. Espessuras especiais A maioria dos vidros impressos ou texturizados são produzidos atualmente na espessura 4 milímetros que, na realidade, possui espessura entre 3 e 4 milímetros, devido aos sulcos da impressão no vidro feito por rolos apropriados no momento da produção. Alguns padrões, entretanto, a Divinal possui na espessura de 8 mm (7/8 mm). Esta última é a espessura adequada para que o vidro seja temperado e aplicado em boxes para banheiros, divisórias e diversas outras aplicações. Vidros com características especiais Três vidros impressos ou texturizados merecem destaque nessa relação por possuírem características próprias muito acentuadas ou marcantes. O primeiro é o vidro aramado, concorrente centenário do vidro laminado. Trata-se de um vidro produzido através de rolos, como todo impresso ou serigrafado. Porém, ele se diferencia por possuir uma superfície lisa e agregar uma tela metálica em seu interior. O vidro aramado é considerado um vidro de segurança podendo, juntamente com os laminados, serem utilizados em coberturas, guarda-corpos e outras aplicações que exigem materiais de segurança. O segundo tipo de vidro com características especiais é o vidro Anti-Reflexo. Ele se diferencia dos vidros com cobertura anti-reflexiva aplicada por deposição iônica no vidro float. Sua capacidade de reduzir reflexos acontedio devido à sua microtextura discreta. Quando posicionado junto a fotos ou quadros, esse vidro destaca a imagem que está atrás dele. Vale ressaltar que a característica anti-reflexiva desse vidro impresso ou texturizado não ocorre quando ele se distancia do objeto a ser destacado, fazendo com que ele adquira uma leve opacidade. 
Por Divinal Vidros 9 de outubro de 2024
Incentivos para construção de edifícios mais eficientes e sustentáveis têm motivado a busca por certificações específicas, dentre elas a EDGE. Entenda.
Por Divinal Vidros 27 de agosto de 2024
Depois de seu sucesso absoluto, dos anos 40 aos anos 70, o vidro canelado está novamente sendo bastante procurado pelos designers, arquitetos e construtores. Entenda.
Share by: