Cobertura de vidro: tipos, como aplicar e melhores combinações de vidros para usar

Não é de hoje que a possibilidade de ter sobre a cabeça uma cobertura de vidro cativa os projetistas. Esta é uma estrutura versátil, sofisticada e prática. A cobertura de vidro, ou telhado de vidro, é um item que permite a integração entre diferentes ambientes, aproveitando a iluminação natural, além de admitir a concepção de espaços ímpares.


A Divinal oferece soluções para projetos residenciais e corporativos, com cobertura de vidro retrátil ou fixo. Diversos tipos de vidro disponíveis para realizar o empreendimento, garantindo isolamento térmico e acústico, proteção e relaxamento sem bloquear a claridade ou entrada de ar.


Além disso, é um material capaz de manter-se novo por várias décadas sem exigir substituição ou reparos e, além disso, é 100% reciclável. 


Qual o tipo de vidro ideal para o teto de vidro?

Os vidros aconselhados, segundo a NBR 7199, para serem usados em coberturas de vidro são os vidros de segurança. Em especial o aramado e o insulado. A cobertura com vidro aramado é utilizado porque ele tem um ‘esqueleto’ de arame, que segura os estilhaços.


Eles são eficientes, pois, em seu processo de produção, ainda no estado líquido e quente, recebem essa tela de arame de aço.


Por esse processo, finalizado em rolos, esse vidro, denominado atualmente no Brasil de Cebrace Texturizado, oferece a segurança contra a formação de cacos pontiagudos e de sua liberação durante uma quebra. 


Já a cobertura com vidro laminado ou laminado apresenta grande durabilidade e resistência, mesmo em contato com os agentes externo.


Eles são chamados assim porque, na verdade, tratam-se de uma composição que une duas placas de vidros através de uma camada interna de polímero de alta elasticidade, transparência e resistência.


Dessa forma, ele só pode ser usado ao unir o melhor dos dois e optar pelo vidro laminado que inclua o aramado, o que garantirá dupla proteção.


Resumindo, os vidros adequados para este tipo de estrutura são:


  • vidro aramado
  • vidro insulado
  • vidro laminado
  • vidro de proteção solar


Outras combinações possíveis de vidros

A utilização dos laminados e insulados em coberturas permite o uso de outros tipos de vidros com outras vantagens, quando instalados em tetos de vidro. Dentre eles destacamos toda a linha de vidros de proteção solar e também o vidro autolimpante, Bioclean. 


Os vidros de controle solar, instalados em coberturas na versão laminada, evitam que a estrutura aqueça o ambiente interno mais do que devia.


Tais vidros, oferecidos em várias linhas, com diferentes propriedades, conseguem bloquear parte do calor solar e atenuam também o excesso de luminosidade.


De quebra, por serem laminados, também barram mais de 90% dos raios Ultra Violeta (UV) responsáveis pelo desbotamento e pela deterioração precoce de tecidos e madeiras. 


Já o vidro autolimpante Bioclean, como o próprio nome indica, aproveita a força dos raios UV e a água da chuva para combater a sujeira e os resíduos que se acumulam em seu exterior.


Essa camada autolimpante é integrada ao vidro e, por isso, tem grande durabilidade, não se desgastando ao longo do tempo como os produtos químicos de impermeabilização, utilizados para essa finalidade. 


Os vidros autolimpantes podem ser laminados com vidros de controle solar. E também podem fazer parte de vidros insulados. 


Tipos de tetos de vidro

Vidros podem ser instalados em coberturas de várias formas. Nas estações de metrô paulistanas, por exemplo, eles são instalados diretamente no aço da estrutura após serem emoldurados em borracha de silicone.


Vidros podem também ser instalados sobre estruturas de madeira de diversas formas. Porém, essas são maneiras pouco usuais de se produzir tetos de vidro. A forma mais comum é a instalação desse material em estruturas compostas por perfis de alumínio. 


Iluminação zenital

A Iluminação zenital é uma forma de aproveitamento da luz natural através de aberturas na cobertura de uma construção, geralmente fechadas por vidros. Trata-se de uma técnica bastante aplicada em atuais projetos residenciais e comerciais por ser mais sustentável e eficiente, além de proporcionar iluminação uniforme para o ambiente.


Claraboia de vidro

Podem ser incluídas em um tipo de iluminação zenital. Tratam-se aberturas na cobertura das edificações que visam permitir a entrada de iluminação e ventilação.


Esse tipo de estrutura é muito utilizado em cômodos internos que não permitem o uso de janelas. Podem ser de qualquer formato, com estruturas móveis ou fixas, geralmente incluindo o vidro laminado.


Como aplicar o teto de vidro?

Esta estrutura pode ser aplicada em diversas áreas de uma casa ou condomínio,  em ambientes internos e externos. Também podendo ser usada em edifícios e construções comerciais como shoppings, restaurantes e lojas


Nas casas, salas de jantar, cozinhas ou áreas gourmet com cobertura de vidro permitem que a luz natural seja aproveitada para atividades do dia a dia. As aplicações mais comuns do teto de vidro, entretanto, são:


  • Garagem
  • Varanda
  • Áreas de lazer
  • Hall de entrada
  • Piscinas
  • Jardim de inverno
  • Pergolados


Garagem com cobertura de vidro

Cobertura de vidro feita em garagem

Fonte: Luis Gomes/Arquitetura & Construção


É muito comum ver projetos que usam a cobertura de vidro em garagens. De casas e consultórios até prédios comerciais e shoppings. Isto acontece porque a cobertura de vidro favorece a luminosidade da fachada, tanto da casa quanto de outros edifícios.


Se o ambiente fica muito exposto à luz e o terreno tiver tamanho suficiente, é possível optar por usar o vidro em apenas uma parte da estrutura, isso vai permitir que também haja sombra no projeto.


Cobertura de vidro para varanda

Cobertura de vidro feita em varanda

Fonte: Arquitetura & Construção/ Pinterest


A varanda é uma área que conversa muito bem com o teto de vidro. É uma área que tem incidência de luz naturalmente e com o telhado de vidro, este ambiente de convívio pode se tornar muito mais agradável.


Ao fazer uso desta estrutura, ganha-se um ambiente confortável para os dias frios e boa visão para os dias estrelados, além de proteção extra em dias de chuva. Com uma cobertura de vidro retrátil neste espaço tem-se ainda mais autonomia para ventilação.


Cobertura de vidro em áreas externas ou de lazer

Em uma casa, por exemplo, um salão de jogos em um dia nublado é aconchegante e acolhedor. Com partes da cobertura e até mesmo da parede em vidro, se houver bom espaço, a sensação é de amplitude. Se no projeto houver um jardim, uma área de lazer pode ganhar uma bela vista com uma parede e teto de vidro.


Você pode ganhar mais um cômodo no terraço de uma casa se usar o vidro como telhado, por exemplo. Com farta luz durante o dia é viável fazer deste aposento um atelier ou biblioteca, um novo ambiente de convívio no mesmo projeto.


As estrelas à noite trazem ao lugar ainda mais contemplação e aconchego. Com a aplicação de vidros retráteis no teto pode-se aproveitar a ventilação natural nas noites abafadas ou amenas e se proteger das chuvosas.


Uma cobertura de vidro para quintal e edícula também não é má ideia, o limite é a criatividade do profissional e do cliente.


Cobertura de vidro em piscinas

Cobertura de vidro para piscinas aplicada em uma casa

Nas piscinas pode-se usar o teto de vidro para cobrir uma área específica em que tenha algumas mesas ou cadeiras, por exemplo. Fica igualmente interessante fechar o ambiente inteiro da piscina. 


Pergolado com cobertura de vidro

Imagem de pergolado com cobertura de vidro

Fonte: Decorsalteado/Pinterest


O uso do vidro no pergolado mantém a luminosidade do espaço sem deixar de oferecer proteção solar. Ou seja, alivia o calor nos dias de muito sol sem perder a iluminação natural e, quando chove, também permite que as pessoas utilizem o ambiente.


Ele pode ser feito todo de vidro, de forma que fique fechado, ou ainda ser feito de alumínio. Em vez de utilizar ferro ou aço, muitas pessoas preferem utilizar esquadrias de alumínio para os pergolados em locais com forte incidência do clima.


Onde encontrar os melhores vidros para cobertura?

Ao abraçar um projeto é necessário pensar nas melhores opções e soluções para o cliente. 


Para entregar projetos excelentes é preciso trabalhar com os melhores materiais e com isso a Divinal consegue te ajudar.


Temos 67 anos de história e sempre fomos conhecidos por fabricar os melhores vidros planos do mercado.


Entre em contato com nosso time comercial, faça um orçamento e conheça o nosso portfólio de produtos.


Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

Por Divinal Vidros 12 de dezembro de 2024
A empresa conta, atualmente e por tempo indeterminado, com 17 tipos de vidros impressos ou texturizados em seus estoques. Conheça as opções! Os Vidros Impressos, outrora chamados de Vidros Fantasia e, atualmente, Vidros Texturizados , estão obtendo grande procura no mercado. Um dos motivos é porque muitos deles remetem a um passado recente, tornando esses itens muito apreciados na composição de ambientes nos estilos Vintage ou Retrô. Porém, é importante destacar que nem todas as texturas fazem essa conexão ao passado. Geralmente, as estampas mais artísticas são as que mais remetem ao passado, pois são fáceis de serem identificadas logo após o primeiro contato com elas. Nesse grupo destacam-se os vidros no padrão Antílope, Ártico, Japonês, Mosaico e Silésia. Alguns padrões de desenho são lançamentos recentes, com menos de uma década de mercado, enquanto outros são atemporais, com aspecto moderno e discreto. Esses últimos são amplamente utilizados na indústria moveleira e no design de interiores. Entre elas, encontramos os padrões Infinity, Mobile, Pontilhado, Spotlyte, Teorema e Thela. Na indústria moveleira, os vidros impressos ou texturizados são muito apreciados por propiciar privacidade parcial. Esses vidros permitem a passagem de uma luz difusa que mostram vultos ou sombras, mas que não revelam o conteúdo de armários ou closets. Essas mesmas características se aplicam na preferência de uso dos impressos ou texturizados no design de interiores. Além disso, existem alguns padrões com características específicas, que mencionaremos mais adiante nesta matéria. As duas unidades da Divinal Vidros (São Paulo e Belo Horizonte) possuem em seus estoques uma extensa quantidade e variedade de impressos ou texturizados. Um levantamento feito em novembro de 2024 identificou 17 tipos, sendo que alguns eram oferecidos em espessuras e cores variadas, totalizando, assim, mais de 20 opções. Relação completa O estoque da Divinal Vidros, atualizado no mês de novembro de 2024, inclui vidros impressos e texturizados produzidos por dois fabricantes: Saint Gobain Glass e Cebrace, sendo que atualmente somente a Cebrace os produz no Brasil, renomeando tais vidros como Cebrace Texturizados. A Divinal Vidros, por tradição e para atender às necessidades do mercado, mantém um estoque diversificado de vidros, garantindo sua manutenção para reposições futuras ou atuais. Por isso, o levantamento do estoque realizado em novembro de 2024 pode ser alterado a qualquer momento com a adição ou substituição de itens. Não é à toa que é na Divinal Vidros que os profissionais do vidro encontram o vidro que procuram. Espessuras especiais A maioria dos vidros impressos ou texturizados são produzidos atualmente na espessura 4 milímetros que, na realidade, possui espessura entre 3 e 4 milímetros, devido aos sulcos da impressão no vidro feito por rolos apropriados no momento da produção. Alguns padrões, entretanto, a Divinal possui na espessura de 8 mm (7/8 mm). Esta última é a espessura adequada para que o vidro seja temperado e aplicado em boxes para banheiros, divisórias e diversas outras aplicações. Vidros com características especiais Três vidros impressos ou texturizados merecem destaque nessa relação por possuírem características próprias muito acentuadas ou marcantes. O primeiro é o vidro aramado, concorrente centenário do vidro laminado. Trata-se de um vidro produzido através de rolos, como todo impresso ou serigrafado. Porém, ele se diferencia por possuir uma superfície lisa e agregar uma tela metálica em seu interior. O vidro aramado é considerado um vidro de segurança podendo, juntamente com os laminados, serem utilizados em coberturas, guarda-corpos e outras aplicações que exigem materiais de segurança. O segundo tipo de vidro com características especiais é o vidro Anti-Reflexo. Ele se diferencia dos vidros com cobertura anti-reflexiva aplicada por deposição iônica no vidro float. Sua capacidade de reduzir reflexos acontedio devido à sua microtextura discreta. Quando posicionado junto a fotos ou quadros, esse vidro destaca a imagem que está atrás dele. Vale ressaltar que a característica anti-reflexiva desse vidro impresso ou texturizado não ocorre quando ele se distancia do objeto a ser destacado, fazendo com que ele adquira uma leve opacidade. 
Por Divinal Vidros 9 de outubro de 2024
Incentivos para construção de edifícios mais eficientes e sustentáveis têm motivado a busca por certificações específicas, dentre elas a EDGE. Entenda.
Por Divinal Vidros 27 de agosto de 2024
Depois de seu sucesso absoluto, dos anos 40 aos anos 70, o vidro canelado está novamente sendo bastante procurado pelos designers, arquitetos e construtores. Entenda.
Share by: