Vidros laminados: por que são considerados vidros de segurança?

Pensou em fachadas, guarda-corpos e coberturas (como claraboias), pensou em vidros laminados. Esse é o tipo de vidro mais indicado para o fechamento de ambientes expostos a grandes e pequenos impactos.


Além de ser um material resistente, é sinônimo de beleza, transparência e modernidade a qualquer projeto. É uma solução tão segura que pode até mesmo ser utilizada para compor pisos de vidro.


Não à toa, é um dos modelos mais requisitados pelos arquitetos. Por isso, tem presença marcante em diferentes empreendimentos – de residências a grandes arranha-céus.


Mas, afinal, por que os vidros laminados são considerados vidros de segurança?


Fabricação

A primeira parte da resposta está, justamente, no seu processo de fabricação. A laminação consiste em duas ou mais chapas de vidros ligados sob calor e forte pressão por uma película de PVB (polivinil butiral). Essa camada intermediária é responsável por segurar os cacos de vidro, em caso de quebra.


Ou seja: Se o vidro quebrar, os estilhaços vão ficar presos no PVB até que ele seja trocado. Isso diminui consideravelmente a possibilidade de acidentes com o usuário e ainda mantém o vão fechado até a substituição por uma nova peça.


Força

Você também deve saber que os vidros laminados são muito fortes contra impactos de objetos e até mesmo de corpo duro. Essa característica o torna a melhor escolha para combater ações de vandalismo.


E mais: conforme a NBR 7199 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – norma que orienta a especificação e uso do material em projetos da Construção Civil –, os vidros laminados se tornam obrigatórios em determinadas aplicações, como guarda corpo, coberturas etc.


Também são bastante resistentes a pressões de água, tanto que são utilizados em visores de aquários e piscinas, e a ventos de até 202 km/h (algo equivalente a um furacão classe 3).


Proteção aos raios ultravioleta (UV)

A película de PVB também possui outra função: ela faz com que o vidro laminado retenha até 99,6% dos raios UV. Com isso, os móveis de uma casa ou escritório não correm o risco de desbotar com o passar do tempo. Sem dizer que o próprio usuário não é atingido pela ação nociva do sol.


Conforto térmico e acústico

Quem especifica vidros laminados também procura outra forma de proteção: contra temperaturas oscilantes e barulhos. Nesses dois casos, a edificação obtém um resultado bastante satisfatório com a composição correta para esse tipo de vidro. Portanto, a capacidade de isolar termica e acusticamente faz do material uma boa escolha em casas, escritórios e hospitais, por exemplo.


Quer especificar o vidro laminado?

Com as qualidades de segurança do vidro laminado, acreditamos que já demos motivos suficientes para você escolher o produto. Mas adquira de uma empresa renomada no mercado e que trabalhe apenas com materiais que atendam aos requisitos técnicos do mercado, como a Divinal Vidros.


Trabalhamos com vidros laminados em diferentes dimensões e cores. Inclusive, fornecemos a solução com a exclusiva película acústica DivinalConfort.

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

Colaboradora manipulando folha para parede de vidro
Por Vito Santos 14 de novembro de 2025
Guia técnico das paredes de vidro para profissionais. Domine NBR 7199, especificação de vidros (laminado, temperado, proteção solar) e dicas de instalação.
Sacada com cortina de vidro
Por Vito Santos 13 de novembro de 2025
Otimize projetos com Cortina de Vidro. Confira vantagens, aplicações, preço por m², dicas de manutenção, segurança e escolha de materiais no seu projeto.
ABNT NBR 7199
Por Caio Latorre 31 de julho de 2025
Entenda a atualização da norma ABNT NBR 7199, os diferentes tipos de vidros de segurança permitidos, suas aplicações e os impactos para o mercado vidreiro