Os cuidados que os vidreiros precisam ter ao lidar com o vidro temperado

Com base na última atualização da norma NBR 7199 – Vidros na construção civil e ABNT NBR 14698 –, publicada pela ABRAVIDRO, há instruções quanto ao manuseio, adaptação, lapidação, transporte e até instalação dos vidros temperados.


Lapidação

A norma diz que o vidro não pode ter sua borda trabalhada após passar pelo processo de têmpera.


Formatos não convencionais

Seguindo a regra, deve ser estabelecido um acordo prévio com o cliente sobre as características das tolerâncias do projeto para a produção de peças especiais. É importante ressaltar que quem garante medidas exatas para um projeto sem considerar as tolerâncias do seu processo produtivo, assume um maior risco.


Capacidades do processador

Consultar as dimensões máximas e mínimas de fabricação com o fabricante de vidro temperado é responsabilidade do vidraceiro. Porém, o processador também precisa conhecer os limites com os quais pode trabalhar, conforme a limites e capacidade de cada equipamento.


Marca do fabricante

De acordo com a norma, o vidro temperado deve ser marcado de forma indelével com a logomarca do processador. Contrariar essa recomendação, inclusive, fere o Código de Defesa do Consumidor.


Transporte

Os vidros devem ser transportados em pilhas, apoiados em material que não danifique as bordas, com inclinação de 4º a 6º em relação à vertical. Também devem ser separados por intercalários.


E caso as peças de vidro temperado tenham dimensões diferentes, suas superfícies e bordas devem ser protegidas para evitar atrito.


Instalação

É estabelecido pelas normas que os vidros temperados não podem sofrer esforços causados por dilatação, contração, torção, vibração ou deformação do sistema. Por isso, não é permitido o contato das bordas com peças metálicas ou qualquer material de dureza superior à do vidro.

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

Colaboradora manipulando folha para parede de vidro
Por Vito Santos 14 de novembro de 2025
Guia técnico das paredes de vidro para profissionais. Domine NBR 7199, especificação de vidros (laminado, temperado, proteção solar) e dicas de instalação.
Sacada com cortina de vidro
Por Vito Santos 13 de novembro de 2025
Otimize projetos com Cortina de Vidro. Confira vantagens, aplicações, preço por m², dicas de manutenção, segurança e escolha de materiais no seu projeto.
ABNT NBR 7199
Por Caio Latorre 31 de julho de 2025
Entenda a atualização da norma ABNT NBR 7199, os diferentes tipos de vidros de segurança permitidos, suas aplicações e os impactos para o mercado vidreiro