Combinação com vidros temperados, laminados ou de proteção solar fazem do insulado uma opção indicada para empreendimentos em regiões de características distintas
Para deixar o ambiente de uma casa ou edifício fresquinho no verão, mais aquecido no inverno, silencioso e bem iluminado, os vidros insulados – também conhecidos como vidros duplos – são uma boa pedida. Afinal, promovem o conforto sem abrir mão da estética.
Embora sejam vistos com mais frequência em projetos internacionais, estão conquistando a simpatia de arquitetos brasileiros para compor projetos em lugares de diferentes características do País.
A seguir, leia o nosso post para conhecer mais sobre esse material e entender por que ele é considerado a solução mais versátil e funcional dentro da categoria de vidros.
Uma das peculiaridades dos vidros insulados está em sua composição. Eles podem ser combinados com, pelo menos, dois tipos de vidros, separados por um espaçador com bordas completamente vedadas.
Em seu interior, forma-se uma câmara que impede a passagem de umidade, a troca gasosa e o embaçamento dos vidros, além de ter gases inertes que ajudam no desempenho térmico e acústico.
Esses vidros também contam com um perfil de alumínio responsável por garantir a estabilidade de todo o conjunto.
O que chama a atenção nessa solução é a possibilidade de ela receber diferentes tipos de vidro. A escolha vai depender do uso no projeto. A Divinal Vidros, por exemplo, comercializa o sistema insulado combinado com:
Caso queira saber outras combinações, entre em contato com os nossos consultores de venda.
Na hora de trabalhar com esse tipo de vidro, os profissionais devem se atentar às normas técnicas do mercado, como a NBR 16.015 – Vidro insulado – Características, requisitos e métodos de ensaio – e a NBR 16.023 – Vidros revestidos para controle solar – Requisitos, classificação e métodos de ensaio.
Ambas estão em vigor desde 2012 e asseguram a fabricação de produtos de qualidade e o uso adequado do material. Antes dessa data não existiam no Brasil parâmetros técnicos que orientasse a especificação.
Além desses requisitos, vale seguir também a NBR 15.575 – Desempenho de edificações habitacionais.
Por reunirem essas características, os vidros insulados são perfeitos para janelas, portas, coberturas, fechamento de salas e ambientes climatizados. Também podem ser utilizados em estúdios de gravação, saunas, bibliotecas e até mesmo em fachadas de edifícios.
Outros estabelecimentos que recebem o material são:
Por permitirem boa luminosidade e, ao mesmo tempo, garantirem o conforto térmico dos ambientes, os vidros insulados ajudam a reduzir o uso de luz artificial e o consumo de aparelhos de climatização. Por isso, impactam significativamente na economia de energia do empreendimento.
Do ponto de vista acústico, a solução também é determinante para projetos que buscam bloquear os ruídos externos. A depender da combinação, da espessura dos vidros e do uso de materiais complementares, pode-se obter uma boa redução do som.
A durabilidade e o fato de se adaptar a edificações localizadas em diferentes regiões climáticas são outras vantagens.
Precisa de um orçamento?
Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo
Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro
Desde 1953 distribuindo e beneficiando os melhores vidros e espelhos para vidraçaria, construção civil, arquitetura e decoração em todo o Brasil.
Acompanhe nossos conteúdos nas redes sociais
TELEFONE SP
(11) 2827-2100
(11) 3760-2100
TELEFONE BH
(31) 2103-9633
(31) 3528-2200
WHATSAPP
(11) 2827-2100
(31) 2103-9633
E-MAIL
comunicacao@divinalvidros.com.br
comunicacao.bh@divinalvidros.com.br
SEGURANÇA DE DADOS
Fale com o nosso DPO:
controlador.lgpd@divinalvidros.com.br
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
Unidade SP:
Unidade BH:
ENDEREÇO
Unidade SP:
Unidade BH: