Vidro insulado: o que é, quais as características e onde aplicar o vidro duplo

O vidro insulado é aquele que garante maior isolamento acústico e conforto térmico. Composto por duas peças, unidas por um perfil de alumínio, ele pode ser montado com combinações para juntar propriedades de outros tipos de vidro.


As possibilidades de combinações e benefícios para os usuários tornam o vidro insulado uma excelente escolha para ambientes residenciais, comerciais, industriais e também aplicações específicas como hotéis e hospitais.


Isso faz do insulado um dos vidros mais buscados por arquitetos, engenheiros e outros diversos tipos de profissionais na hora de realizar uma obra.


Assim como o laminado, o vidro insulado – conhecido como vidro duplo no setor vidreiro – também é composto por duas placas de vidro, conforme citamos no início do texto.


Essa junção cria a possibilidade de combinação de propriedades diferentes, além de outros benefícios como o isolamento acústico e térmico. Ao utiliza-lo, também é possível garantir maior economia de energia com sistemas de ar condicionado e aquecedores, por exemplo.


É possível juntar um vidro temperado, até 5 vezes mais resistente que o comum, a um vidro de proteção solar, por exemplo. Com essa união, garantimos mais resistência à peça, que adquire propriedades como maior poder de reflexão e controle térmico.


Essa é só uma das combinações possíveis.


Leia também: As diferenças entre vidros de proteção solar e vidro insulado


O que chama a atenção nessa solução é a possibilidade de ela receber diferentes tipos de vidro.


A escolha vai depender do uso no projeto. Aqui na Divinal Vidros, por exemplo, você encontra o sistema insulado combinado com:


  • vidro temperado – para situações que pedem uma resistência maior;
  • vidro laminado – ideais para aplicações que demandam proteção acústica e contra os raios UV com segurança;
  • vidro de proteção solar – como o próprio nome sugere, é a melhor escolha para edificações que buscam obter boa iluminação com conforto térmico, proteção contra os raios UV e design diferenciado.

 

Quer saber mais a fundo sobre como é feita a fabricação, aplicação e todos os benefícios do vidro insulado? Acompanhe a leitura a seguir.

 

Quais são os benefícios do vidro insulado?

Por ser feito de duas peças, o vidro insulado tem a combinação de propriedades como seu grande trunfo.


É possível aproveitar as características de vidros como o temperado, laminado, de proteção solar e diversos outros criando combinações que só são possíveis em uma peça de vidro insulado.


Descrevemos abaixo os principais benefícios adquiridos pelo vidro insulado e suas respectivas combinações possíveis.


Isolamento acústico

Devido à câmara de ar desidratado dentro do sistema, as ondas sonoras encontram dificuldades para atravessar a peça. Isso garante maior isolamento acústico ao ambiente interno mesmo quando há uma grande incidência de ruídos.


Isso faz com que esse seja o vidro mais recomendado quando a intenção do projeto é isolar o ambiente de sons externos, sendo mais de 65% mais eficiente que um vidro comum.


Em casos como este, combinar vidros temperados e laminados é a melhor indicação para garantir a satisfação do cliente.


Conforto térmico

Outra vantagem dos vidros duplos é o conforto térmico. Assim como acontece no caso acústico citado acima, o sistema também impede que haja grande transferência de calor para o ambiente interno.


Isso faz com que, sem perder o aproveitamento da iluminação natural, o local não esquente a ponto de ficar desconfortável para quem o frequenta.


Aqui, recomendamos a utilização de uma peça de vidro de proteção solar. Ela proporciona maior proteção interna, uma vez que conta com propriedades que ampliam a reflexão dos raios solares e menor absorção de calor.


Resistência a impactos

A camada de ar desidratada que há dentro do sistema contribui além do conforto térmico e isolamento acústico. O conjunto também ganha em resistência mecânica.


Por ser um sistema perfeitamente isolado, o vácuo dentro dele faz com que a camada dupla de vidros seja mais resistente que o comum, podendo receber impactos maiores sem que haja a quebra das peças.


Outro ponto importantíssimo para isso é que o sistema pode ser feito com duas peças de vidro temperado ou laminado, aumentando ainda mais a sua resistência.


Onde os vidros insulados são utilizados?


Coberturas

Esse vidro é amplamente usado em coberturas por dois fatores principais: a integridade do sistema e a proteção solar.


Por ser um sistema mais íntegro, robusto e com camada dupla de vidro, ele acaba sendo escolhido para aumentar a segurança no local.


O fator solar também é um grande aliado dessa aplicação em coberturas. Em dias de sol, por exemplo, o ambiente se torna mais agradável por conta do conforto térmico proporcionado pela combinação de peças no vidro insulado.


Estúdios musicais

Em estúdios, onde é necessário ter uma visualização entre dois cômodos e isolamento acústico, o vidro insulado é a melhor opção.


Nesses locais, impedir a transmissão de som é um fator determinante para garantir a captação sonora sem ruídos externos. Esse papel é executado com excelência pelo vidro insulado.


É possível ter uma visualização clara de dentro pra fora e vice-versa, mantendo o isolamento das ondas sonoras.


Hospitais e clínicas médicas

Em ambientes hospitalares e clínicos, o controle do ambiente é extremamente necessário para evitar a contaminação e proliferação de doenças.


Por isso o vidro mais indicado para casos como esse é o insulado.


Seu sistema duplo de envidraçamento com camada de ar desidratado faz com que a contaminação seja muito mais dificultada.


Outro motivo é o isolamento térmico, que permite que os ambientes tenham o calor controlado para a realização de procedimentos específicos e também para garantir o conforto de pacientes.


Para uma janela de quarto de hospital, por exemplo, é recomendado o uso do vidro insulado.


Por fim até o isolamento acústico se faz útil em ambientes como maternidades, onde o ideal é que as pessoas no ambiente externo possam ver, mas não podem interferir no ambiente interno de forma alguma.


Outras aplicações

Então quer dizer que o vidro insulado só serve em aplicações específicas como as citadas anteriormente? Não! Muito pelo contrário.


O vidro insulado é utilizado em todos os tipos de projetos, como por exemplo, sacadas, guarda corpos, janelas, portas e muitos outros.


A sua aplicação vai da criatividade do profissional e necessidade de funcionalidade do conjunto que é criado.

Quando falamos de vidros planos, o céu é o limite. O vidraceiro tem muitas possibilidades em um projeto, desde que as normas técnicas sejam seguidas à risca.


Como o vidro insulado é feito?

O processo de fabricação do vidro insulado se inicia a partir da definição das duas peças que serão unificadas.

As peças serão fabricadas e beneficiadas com a melhor qualidade possível, passando por todos os testes necessários.


Depois disso, chega a etapa fundamental da fabricação do vidro insulado: a montagem.


Esse é o momento em que acontece a junção das placas por um perfil de alumínio.


Suas bordas são hermeticamente seladas para que não haja troca gasosa, criando uma câmara interna de ar desidratado.


É preciso um processo muito bem detalhista para que não ocorra erro nesta etapa. Caso contrário, uma condensação interna pode embaçar o vidro por dentro, dificultando a visualização pelo vidro, que terá sua parte interna selada e que não poderá ser limpa posteriormente.


A primeira selagem é feita internamente para evitar a troca gasosa e a segunda na parte externa para garantir a estabilidade de todo o conjunto.


Também é adicionada uma porção de sílica ao conjunto para garantir que não haja umidade dentro do sistema.

Aqui na Divinal Vidros, o processo de fabricação do vidro insulado conta com 7 etapas fundamentais:


  1. Lavagem e secagem
  2. Inspeção visual
  3. Colagem de perfil de alumínio
  4. Alinhamento
  5. Prensa
  6. Aplicação de gás Argônio
  7. Aplicação de Polissulfeto


Cada uma dessas etapas é cuidadosamente executada por nossos profissionais para garantir qualidade máxima à peça.


O vídeo abaixo mostra um pouco mais do nosso processo de produção do vidro insulado. Clique e assista.

Onde encontrar os melhores vidros insulados?

Para entregar projetos de qualidade é necessário contar com produtos de qualidade, principalmente quando falamos de sistemas de envidraçamento mais complexos como o vidro duplo.



E para ter sempre produtos de qualidade com um ótimo prazo de entrega, é necessário contar com fornecedores de confiança para que você nunca fique na mão.


Nós estamos desde 1953 trabalhando no mercado vidreiro para sempre entregar o que há de melhor em vidros e espelhos para todos os profissionais que estão na linha de frente.


Se você busca um parceiro de confiança, entre em contato com o nosso time comercial e conheça a nossa linha completa de produtos.

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

Por Divinal Vidros 12 de dezembro de 2024
A empresa conta, atualmente e por tempo indeterminado, com 17 tipos de vidros impressos ou texturizados em seus estoques. Conheça as opções! Os Vidros Impressos, outrora chamados de Vidros Fantasia e, atualmente, Vidros Texturizados , estão obtendo grande procura no mercado. Um dos motivos é porque muitos deles remetem a um passado recente, tornando esses itens muito apreciados na composição de ambientes nos estilos Vintage ou Retrô. Porém, é importante destacar que nem todas as texturas fazem essa conexão ao passado. Geralmente, as estampas mais artísticas são as que mais remetem ao passado, pois são fáceis de serem identificadas logo após o primeiro contato com elas. Nesse grupo destacam-se os vidros no padrão Antílope, Ártico, Japonês, Mosaico e Silésia. Alguns padrões de desenho são lançamentos recentes, com menos de uma década de mercado, enquanto outros são atemporais, com aspecto moderno e discreto. Esses últimos são amplamente utilizados na indústria moveleira e no design de interiores. Entre elas, encontramos os padrões Infinity, Mobile, Pontilhado, Spotlyte, Teorema e Thela. Na indústria moveleira, os vidros impressos ou texturizados são muito apreciados por propiciar privacidade parcial. Esses vidros permitem a passagem de uma luz difusa que mostram vultos ou sombras, mas que não revelam o conteúdo de armários ou closets. Essas mesmas características se aplicam na preferência de uso dos impressos ou texturizados no design de interiores. Além disso, existem alguns padrões com características específicas, que mencionaremos mais adiante nesta matéria. As duas unidades da Divinal Vidros (São Paulo e Belo Horizonte) possuem em seus estoques uma extensa quantidade e variedade de impressos ou texturizados. Um levantamento feito em novembro de 2024 identificou 17 tipos, sendo que alguns eram oferecidos em espessuras e cores variadas, totalizando, assim, mais de 20 opções. Relação completa O estoque da Divinal Vidros, atualizado no mês de novembro de 2024, inclui vidros impressos e texturizados produzidos por dois fabricantes: Saint Gobain Glass e Cebrace, sendo que atualmente somente a Cebrace os produz no Brasil, renomeando tais vidros como Cebrace Texturizados. A Divinal Vidros, por tradição e para atender às necessidades do mercado, mantém um estoque diversificado de vidros, garantindo sua manutenção para reposições futuras ou atuais. Por isso, o levantamento do estoque realizado em novembro de 2024 pode ser alterado a qualquer momento com a adição ou substituição de itens. Não é à toa que é na Divinal Vidros que os profissionais do vidro encontram o vidro que procuram. Espessuras especiais A maioria dos vidros impressos ou texturizados são produzidos atualmente na espessura 4 milímetros que, na realidade, possui espessura entre 3 e 4 milímetros, devido aos sulcos da impressão no vidro feito por rolos apropriados no momento da produção. Alguns padrões, entretanto, a Divinal possui na espessura de 8 mm (7/8 mm). Esta última é a espessura adequada para que o vidro seja temperado e aplicado em boxes para banheiros, divisórias e diversas outras aplicações. Vidros com características especiais Três vidros impressos ou texturizados merecem destaque nessa relação por possuírem características próprias muito acentuadas ou marcantes. O primeiro é o vidro aramado, concorrente centenário do vidro laminado. Trata-se de um vidro produzido através de rolos, como todo impresso ou serigrafado. Porém, ele se diferencia por possuir uma superfície lisa e agregar uma tela metálica em seu interior. O vidro aramado é considerado um vidro de segurança podendo, juntamente com os laminados, serem utilizados em coberturas, guarda-corpos e outras aplicações que exigem materiais de segurança. O segundo tipo de vidro com características especiais é o vidro Anti-Reflexo. Ele se diferencia dos vidros com cobertura anti-reflexiva aplicada por deposição iônica no vidro float. Sua capacidade de reduzir reflexos acontedio devido à sua microtextura discreta. Quando posicionado junto a fotos ou quadros, esse vidro destaca a imagem que está atrás dele. Vale ressaltar que a característica anti-reflexiva desse vidro impresso ou texturizado não ocorre quando ele se distancia do objeto a ser destacado, fazendo com que ele adquira uma leve opacidade. 
Por Divinal Vidros 9 de outubro de 2024
Incentivos para construção de edifícios mais eficientes e sustentáveis têm motivado a busca por certificações específicas, dentre elas a EDGE. Entenda.
Por Divinal Vidros 27 de agosto de 2024
Depois de seu sucesso absoluto, dos anos 40 aos anos 70, o vidro canelado está novamente sendo bastante procurado pelos designers, arquitetos e construtores. Entenda.
Share by: