11 tipos de janela de vidro diferentes para inspirar o seu projeto

As janelas de vidro são itens fundamentais em qualquer projeto. É através delas que o ambiente recebe ventilação e iluminação natural. São elementos arquitetônicos que conectam os moradores de uma casa ou edifício com o mundo exterior.


Assim como a arquitetura, as janelas também foram evoluindo conforme o tempo. Hoje, já existem diferentes tipos e variações incríveis.


Porém, qual é o modelo perfeito para o seu projeto? Como escolher a peça que se encaixa perfeitamente?

Nesse conteúdo, você verá 11 tipos diferentes de janelas de vidro para se inspirar em seu projeto.


Janela não é só decorativa

Peça indispensável nos projetos arquitetônicos, as janelas têm grande importância e interferem diretamente na qualidade do ambiente.


Escolher corretamente o modelo, formato e sua aplicação vai refletir no projeto final e na satisfação das pessoas que vão utilizá-las dia a dia.


Por isso, na hora de escolher as janelas de vidro para sua casa ou o projeto de um cliente, leve em consideração algumas características:


  • vista;
  • segurança;
  • iluminação;
  • material;
  • ventilação natural;
  • isolamento acústico e térmico.


O grande obstáculo não é definir quais desses fatores você deve priorizar, mas sim como não deixar nenhum de lado.


11 modelos diferentes de janela de vidro para você se inspirar

As janelas são apontadas como as mais adequadas por arquitetos e engenheiros, pois permitem a entrada de luz natural e ventilação interna.


Para encontrar a peça perfeita para cada ambiente é necessário estudar o espaço e entender que cada tipo de janela possui funções diferentes, isoladamente.


Abaixo citamos os principais tipos de janelas e separamos os ambientes mais adequados para cada uma.


Janela de Correr

janela de correr

A janela de correr é o modelo mais utilizado no mercado.


Esse tipo de janela que desliza na horizontal permite uma abertura rápida e sem a necessidade de muito esforço. Possui, no mínimo, duas folhas e proporciona uma entrada regular de ventilação no ambiente que é instalada.



Trata-se de um modelo contemporâneo, com diversos tamanhos e que garante ampla entrada de luz. É recomendada tanto para ambientes pequenos quanto grandes.


Aplicações mais comuns da janela de correr:

  • quarto;
  • sala de estar e jantar;
  • cozinha;
  • escritórios.


Janela de abrir

janela padrão de abrir

É bem parecida com as portas comuns que encontramos nas residências. Com duas peças, conta com um eixo vertical e abertura para dentro ou para fora.


Esse tipo de janela tradicional oferece bastante ventilação para o ambiente. Por esse motivo, é um modelo muito utilizado em regiões mais quentes, normalmente no quarto e na sala.


Janela Guilhotina

janela guilhotina

É um tipo de janela considerado antigo. Entretanto, existem novos modelos no mercado que chamam a atenção por oferecer um ambiente bem iluminado com visual mais clássico. 


Esse modelo abre na vertical e possui uma parte fixa no lado superior, enquanto a parte de baixo corre para cima. A peça é sustentada pela pela borboleta – peça de metal na lateral.


Uma das vantagens é o fato de não ocupar espaço, já que sua projeção não é interna nem externa. Além disso, pode proporcionar ventilação tanto na parte superior quanto na inferior.


Janela Projetante

janela projetante

É um tipo de janela que tem sua abertura para o lado externo do ambiente e oferece boa iluminação.


Na maioria das vezes, é fixada na parte de cima. Hoje, no entanto, já há versões com fixação lateral. No mercado é possível encontrar uma enorme variedade de tamanhos e modelos.


O uso desse tipo de janela é comum em escritórios, áreas de serviço, lavanderias e banheiros. Uma das vantagens dessa janela é o fato de ocupar um espaço pequeno na parede.


Janela Pivotante 

janela pivotante

Este é um modelo de janela fixada no centro superior, possui dois pivôs um em cima e outro embaixo proporcionando uma abertura de 90 º.


Conhecida no mercado como janela capelinha, é ideal para ser instalada em áreas de uso comum da residência como banheiros, sala de estar e até mesmo em cozinhas e copas de escritórios.


Uma das maiores vantagens desse modelo de janela é o seu movimento giratório, desta forma oferece muita praticidade na hora de realizar a limpeza.


Janela Sanfonada/Camarão

A janela sanfonada possui duas peças articuladas que dobram uma sobre a outra, como se fosse uma sanfona. As peças são integradas a um trilho que permite a janela correr.


Podendo ser dobrada ou aberta por completo, é um modelo que acaba sendo muito utilizado em ambientes espaçosos. Agrega muita elegância e garante ótima iluminação natural ao ambiente.


Uma dos problemas, no entanto, é a necessidade de manutenção mais recorrente que o comum por conta do trilho.


Janela Basculante

Quando falamos em janelas de vidro, esse é sem dúvidas um dos modelos mais comuns do mercado. Possui uma abertura simples que é feita por meio de uma alavanca responsável por abrir as básculas.


Esse tipo pode ter sua fresta regulada. Não precisa necessariamente estar toda aberta para ventilar e iluminar o ambiente.


A janela basculante costuma ser muito usada no banheiro, cozinha e área de serviço.


Janela de tombar 

janela de tombar

É um tipo de janela de vidro interessante por ser fixada no meio do batente. Normalmente, tem sua abertura na parte superior e pode ser tanto para dentro quanto para fora, fazendo o movimento de “tombar” que lhe concede o nome.


Vale ressaltar que é possível encontrar no mercado alguns modelos que possuem abertura vertical e horizontal.

É um tipo de janela que oferece muita iluminação para o ambiente e boa ventilação sem o vento direto. Devido ao seu formato é mais indicada para espaços pequenos.


Janela Bay Window

janela bay window

A janela Bay Window – em português significa “janela de sacada”–, não é muito comum no Brasil. É mais vista em residências nos Estados Unidos, por exemplo.


Ela costuma possuir três folhas como se fosse um formato trapezoidal. Uma das suas principais características é o fato de avançar além da parede onde foi instalada, projetando-se para fora.


Esse tipo de janela é mais utilizado em ambientes espaçosos com a necessidade de grande iluminação, como a sala de estar, por exemplo.


Janela claraboia

janela claraboia

A claraboia é uma opção para pessoas que buscam uma solução, diferente do comum ou que não podem instalar uma janela em determinado ambiente.


Assim como as janelas comuns, possui a função de permitir a passagem de luz natural para o ambiente interno. Alguns modelos também proporcionam ventilação natural.


Entretanto sua iluminação é constante, o que pode incomodar algumas pessoas. A limpeza também pode representar um grande desafio, dependendo da aplicação.


Janela fixa

Esse modelo de janela não oferece nenhuma abertura. Sua única função é proporcionar a entrada de luz natural no ambiente.


Trata-se de um modelo que agrega muito charme e elegância se for instalado no ambiente adequado. Sala de estar, sala de jantar e escritórios são os locais mais comuns para sua aplicação.


Gostou das ideias? Entre em contato conosco e conheça o melhor tipo de vidro para cada aplicação nas janelas do seu projeto.

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

Por Divinal Vidros 12 de dezembro de 2024
A empresa conta, atualmente e por tempo indeterminado, com 17 tipos de vidros impressos ou texturizados em seus estoques. Conheça as opções! Os Vidros Impressos, outrora chamados de Vidros Fantasia e, atualmente, Vidros Texturizados , estão obtendo grande procura no mercado. Um dos motivos é porque muitos deles remetem a um passado recente, tornando esses itens muito apreciados na composição de ambientes nos estilos Vintage ou Retrô. Porém, é importante destacar que nem todas as texturas fazem essa conexão ao passado. Geralmente, as estampas mais artísticas são as que mais remetem ao passado, pois são fáceis de serem identificadas logo após o primeiro contato com elas. Nesse grupo destacam-se os vidros no padrão Antílope, Ártico, Japonês, Mosaico e Silésia. Alguns padrões de desenho são lançamentos recentes, com menos de uma década de mercado, enquanto outros são atemporais, com aspecto moderno e discreto. Esses últimos são amplamente utilizados na indústria moveleira e no design de interiores. Entre elas, encontramos os padrões Infinity, Mobile, Pontilhado, Spotlyte, Teorema e Thela. Na indústria moveleira, os vidros impressos ou texturizados são muito apreciados por propiciar privacidade parcial. Esses vidros permitem a passagem de uma luz difusa que mostram vultos ou sombras, mas que não revelam o conteúdo de armários ou closets. Essas mesmas características se aplicam na preferência de uso dos impressos ou texturizados no design de interiores. Além disso, existem alguns padrões com características específicas, que mencionaremos mais adiante nesta matéria. As duas unidades da Divinal Vidros (São Paulo e Belo Horizonte) possuem em seus estoques uma extensa quantidade e variedade de impressos ou texturizados. Um levantamento feito em novembro de 2024 identificou 17 tipos, sendo que alguns eram oferecidos em espessuras e cores variadas, totalizando, assim, mais de 20 opções. Relação completa O estoque da Divinal Vidros, atualizado no mês de novembro de 2024, inclui vidros impressos e texturizados produzidos por dois fabricantes: Saint Gobain Glass e Cebrace, sendo que atualmente somente a Cebrace os produz no Brasil, renomeando tais vidros como Cebrace Texturizados. A Divinal Vidros, por tradição e para atender às necessidades do mercado, mantém um estoque diversificado de vidros, garantindo sua manutenção para reposições futuras ou atuais. Por isso, o levantamento do estoque realizado em novembro de 2024 pode ser alterado a qualquer momento com a adição ou substituição de itens. Não é à toa que é na Divinal Vidros que os profissionais do vidro encontram o vidro que procuram. Espessuras especiais A maioria dos vidros impressos ou texturizados são produzidos atualmente na espessura 4 milímetros que, na realidade, possui espessura entre 3 e 4 milímetros, devido aos sulcos da impressão no vidro feito por rolos apropriados no momento da produção. Alguns padrões, entretanto, a Divinal possui na espessura de 8 mm (7/8 mm). Esta última é a espessura adequada para que o vidro seja temperado e aplicado em boxes para banheiros, divisórias e diversas outras aplicações. Vidros com características especiais Três vidros impressos ou texturizados merecem destaque nessa relação por possuírem características próprias muito acentuadas ou marcantes. O primeiro é o vidro aramado, concorrente centenário do vidro laminado. Trata-se de um vidro produzido através de rolos, como todo impresso ou serigrafado. Porém, ele se diferencia por possuir uma superfície lisa e agregar uma tela metálica em seu interior. O vidro aramado é considerado um vidro de segurança podendo, juntamente com os laminados, serem utilizados em coberturas, guarda-corpos e outras aplicações que exigem materiais de segurança. O segundo tipo de vidro com características especiais é o vidro Anti-Reflexo. Ele se diferencia dos vidros com cobertura anti-reflexiva aplicada por deposição iônica no vidro float. Sua capacidade de reduzir reflexos acontedio devido à sua microtextura discreta. Quando posicionado junto a fotos ou quadros, esse vidro destaca a imagem que está atrás dele. Vale ressaltar que a característica anti-reflexiva desse vidro impresso ou texturizado não ocorre quando ele se distancia do objeto a ser destacado, fazendo com que ele adquira uma leve opacidade. 
Por Divinal Vidros 9 de outubro de 2024
Incentivos para construção de edifícios mais eficientes e sustentáveis têm motivado a busca por certificações específicas, dentre elas a EDGE. Entenda.
Por Divinal Vidros 27 de agosto de 2024
Depois de seu sucesso absoluto, dos anos 40 aos anos 70, o vidro canelado está novamente sendo bastante procurado pelos designers, arquitetos e construtores. Entenda.
Share by: