Pergolado com vidro: qual é o tipo de vidro ideal para usar?

Há diversas formas de deixar o ambiente externo de um projeto mais bonito e agradável para a convivência. Uma delas, tendência entre arquitetos e engenheiros, é o pergolado com vidro.


Essa cobertura garante um espaço mais harmônico para as pessoas, além de trazer estilo e personalidade ao local.


Piscina, churrasqueira e até o jardim são alguns exemplos de locais onde a cobertura com pergolado de vidro ganham destaque.


A pergunta que fica é:
qual tipo de vidro se usa em cobertura de pergolado?


Ao longo deste texto, vamos trazer
informações e dicas que você precisa conhecer para trabalhar em projetos desse tipo.


Você está pronto para encantar seu cliente? Então acompanhe a leitura e aproveite o conteúdo.


O que é um pergolado com vidro?

Trata-se de uma estrutura de cobertura usada em ambientes externos, como jardins, varandas e áreas de convívio em casas e condomínios.


Colocada sobre o local, ela
mantém a luminosidade do espaço sem deixar de oferecer proteção solar. Ou seja, alivia o calor nos dias de muito sol sem perder a iluminação natural e, quando chove, também possibilita que as pessoas utilizem o ambiente.


Este tipo de estrutura vem sendo amplamente utilizada em projetos de arquitetura em todo o Brasil, principalmente pelo charme e as vantagens práticas que traz.


Dentre os modelos, podemos destacar escolhas de material, para a estrutura do pergolado com vidro, como:

  • madeira com vidro;
  • alumínio com vidro;
  • ferro ou aço com vidro;
  • concreto com vidro;
  • fechado com vidro.


Além dos citados acima, também é possível encontrar alternativas vazadas ou com outros tipos de cobertura. Essas, porém, não oferecem todos os benefícios da estrutura com vidro.


Qual é o tipo de vidro ideal para usar em pergolado?

Não há uma norma técnica específica para o pergolado, mas os especialistas confirmam que o ideal é o uso do vidro laminado, conforme determina a NBR 7199. Essa norma detalha a utilização desse tipo de vidro de segurança para telhados e pode ser seguida quando o assunto são as coberturas.


O uso do laminado proporciona
conforto térmico e acústico, além de prover a segurança necessária. Em caso de quebra, os cacos não cairão sobre o local.


A película de
PVB interna previne que a alta temperatura seja um incômodo. Devido às características desse material, mais de 99% dos raios UV são bloqueados, e o ambiente se torna ainda mais agradável mesmo em dias de muito calor.


Os benefícios do vidro laminado na cobertura para pergolado:


  • mais segurança – em casos de quebra, os cacos ficam presos à película;
  • conforto térmico mesmo em dias de muito sol;
  • alívio acústico – som da chuva não vai incomodar no ambiente interno.


Tipos de pergolado com vidro: 5 exemplos para você se inspirar

Agora que você já conhece mais sobre a cobertura de vidro para pergolados, vamos trazer alguns exemplos da construção civil para ajudar a inspirar o seu projeto.


A
combinação do vidro com outros materiais te proporciona diversas possibilidades para encantar o seu cliente e tornar o local ainda mais charmoso.


Pergolado de madeira com vidro


Fonte: Tuacasa.com.br


Essa é uma das nossas opções preferidas quando falamos de projetos residenciais. Com uma
estrutura mais rústica feita de madeira, pode ser aliado a um deck de madeira ou outros objetos para harmonizar e tornar o ambiente mais vistoso.


O pergolado é uma estrutura em que o vidro pode ser combinado para não se perder a iluminação, mas também funciona como ótimo aliado estático.


Combiná-lo com uma área gourmet, como uma churrasqueira, por exemplo, também é uma boa ideia para trazer conforto e proteger os convidados contra a chuva e o vento.


Pergolado de concreto com vidro

Fonte: Instagram/@favarojrfotografia


Pode ser usado em projetos de edifícios executivos e residenciais também. Neste caso, o
pergolado de concreto com vidro foi combinado a uma área externa descoberta e a um guarda corpo em uma varanda com toque moderno e estiloso.


A estrutura de concreto pode ser feita junto à estrutura ou anexa ao local, como a da foto acima. Ambas vão ter uma durabilidade muito boa, assim como os vidros usados na estrutura.


Pergolado de ferro ou aço com vidro

Fonte: Andréa Gonzaga Arquitetura


Esta é uma opção para aqueles que querem resistência e modernidade, mas sem utilizar o concreto. Logo, uma estrutura de ferro ou alumínio aliada às placas de vidro são a solução no pergolado.


Nesse exemplo, uma casa de praia, a arquiteta Andréa Gonzaga ainda adicionou cortinas horizontais à cobertura de vidro, tornando um espaço gourmet estiloso ,integrando os ambientes.


Pergolado de alumínio com vidro

Fonte: Pinterest/WestWing


Em vez de utilizar ferro ou aço, muitas pessoas preferem utilizar esquadrias de alumínio para os pergolados em locais com forte incidência do clima.


O material é capaz de resistir às adversidades do clima – chuvas e muito sol – sem se desgastar tanto,  mantendo sua durabilidade.


Pergolado fechado com vidro

Fonte: Andréa Gonzaga Arquitetura


Os pergolados fechados com vidro são uma opção para ter mais intimidade no ambiente, podendo se isolar do espaço externo mantendo a iluminação e a vista e a integração do espaço interno e externo.


Neste projeto, também assinado pela arquiteta Andréa Gonzaga, vemos uma jacuzzi situada em um pergolado fechado com vidro temperado.


Essa alternativa reduz a exposição à chuva ou à alteração brusca de temperatura externa com fechamentos laterais em vidro. Geralmente, são utilizadas placas móveis para possibilitar abertura quando necessário.


Os benefícios da cobertura de vidro para pergolado

Quem opta pelo pergolado busca por diversos benefícios práticos e estéticos.


Seja para aproveitar um espaço externo ou mesmo para trazer sofisticação ao ambiente, o objetivo conta com vantagens muito interessantes para qualquer projeto desse tipo. Algumas delas são:

  • baixo custo;
  • valor agregado;
  • montagem rápida.


A cobertura do pergolado, entretanto, pode ser feita de diversos materiais além do vidro: policarbonato; bambu; madeira; tecidos de algodão; lona; varas ou troncos de eucalipto; entre outros.


Por que escolher o vidro, então?


Vidro ou policarbonato?

O vidro tem maior resistência à abrasão, sofre menos desgaste decorrente das condições climáticas e dos processos de limpeza. Ele também apresenta maior durabilidade.


O policarbonato, por sua vez, tende a perder a transparência com o passar do tempo, além de não oferecer o mesmo conforto térmico e acústico do vidro.


Vidro ou bambu?

O bambu é vazado. Ou seja, em caso de chuvas, não protege da mesma maneira.


Esse tipo de cobertura também não é tão resistente como o vidro e deixa a desejar quanto o assunto é proteção contra os raios UV.


Vidro ou lona?

A lona não dá tanta elegância para o projeto como o vidro. Fora isso, não garante nenhuma proteção contra calor e sons, além de poder se rasgar e soltar com facilidade.


Onde encontrar vidros para pergolado?

Para entregar os melhores resultados em projetos é preciso trabalhar com os melhores materiais. Nós, da Divinal Vidros, oferecemos o que há de melhor em vidros e espelhos para todo o Brasil.


Conheça nosso portfólio de produtos ou entre em contato com a nossa equipe comercial para saber como podemos te ajudar a entregar um projeto incrível em sua próxima obra.


Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

Por Divinal Vidros 12 de dezembro de 2024
A empresa conta, atualmente e por tempo indeterminado, com 17 tipos de vidros impressos ou texturizados em seus estoques. Conheça as opções! Os Vidros Impressos, outrora chamados de Vidros Fantasia e, atualmente, Vidros Texturizados , estão obtendo grande procura no mercado. Um dos motivos é porque muitos deles remetem a um passado recente, tornando esses itens muito apreciados na composição de ambientes nos estilos Vintage ou Retrô. Porém, é importante destacar que nem todas as texturas fazem essa conexão ao passado. Geralmente, as estampas mais artísticas são as que mais remetem ao passado, pois são fáceis de serem identificadas logo após o primeiro contato com elas. Nesse grupo destacam-se os vidros no padrão Antílope, Ártico, Japonês, Mosaico e Silésia. Alguns padrões de desenho são lançamentos recentes, com menos de uma década de mercado, enquanto outros são atemporais, com aspecto moderno e discreto. Esses últimos são amplamente utilizados na indústria moveleira e no design de interiores. Entre elas, encontramos os padrões Infinity, Mobile, Pontilhado, Spotlyte, Teorema e Thela. Na indústria moveleira, os vidros impressos ou texturizados são muito apreciados por propiciar privacidade parcial. Esses vidros permitem a passagem de uma luz difusa que mostram vultos ou sombras, mas que não revelam o conteúdo de armários ou closets. Essas mesmas características se aplicam na preferência de uso dos impressos ou texturizados no design de interiores. Além disso, existem alguns padrões com características específicas, que mencionaremos mais adiante nesta matéria. As duas unidades da Divinal Vidros (São Paulo e Belo Horizonte) possuem em seus estoques uma extensa quantidade e variedade de impressos ou texturizados. Um levantamento feito em novembro de 2024 identificou 17 tipos, sendo que alguns eram oferecidos em espessuras e cores variadas, totalizando, assim, mais de 20 opções. Relação completa O estoque da Divinal Vidros, atualizado no mês de novembro de 2024, inclui vidros impressos e texturizados produzidos por dois fabricantes: Saint Gobain Glass e Cebrace, sendo que atualmente somente a Cebrace os produz no Brasil, renomeando tais vidros como Cebrace Texturizados. A Divinal Vidros, por tradição e para atender às necessidades do mercado, mantém um estoque diversificado de vidros, garantindo sua manutenção para reposições futuras ou atuais. Por isso, o levantamento do estoque realizado em novembro de 2024 pode ser alterado a qualquer momento com a adição ou substituição de itens. Não é à toa que é na Divinal Vidros que os profissionais do vidro encontram o vidro que procuram. Espessuras especiais A maioria dos vidros impressos ou texturizados são produzidos atualmente na espessura 4 milímetros que, na realidade, possui espessura entre 3 e 4 milímetros, devido aos sulcos da impressão no vidro feito por rolos apropriados no momento da produção. Alguns padrões, entretanto, a Divinal possui na espessura de 8 mm (7/8 mm). Esta última é a espessura adequada para que o vidro seja temperado e aplicado em boxes para banheiros, divisórias e diversas outras aplicações. Vidros com características especiais Três vidros impressos ou texturizados merecem destaque nessa relação por possuírem características próprias muito acentuadas ou marcantes. O primeiro é o vidro aramado, concorrente centenário do vidro laminado. Trata-se de um vidro produzido através de rolos, como todo impresso ou serigrafado. Porém, ele se diferencia por possuir uma superfície lisa e agregar uma tela metálica em seu interior. O vidro aramado é considerado um vidro de segurança podendo, juntamente com os laminados, serem utilizados em coberturas, guarda-corpos e outras aplicações que exigem materiais de segurança. O segundo tipo de vidro com características especiais é o vidro Anti-Reflexo. Ele se diferencia dos vidros com cobertura anti-reflexiva aplicada por deposição iônica no vidro float. Sua capacidade de reduzir reflexos acontedio devido à sua microtextura discreta. Quando posicionado junto a fotos ou quadros, esse vidro destaca a imagem que está atrás dele. Vale ressaltar que a característica anti-reflexiva desse vidro impresso ou texturizado não ocorre quando ele se distancia do objeto a ser destacado, fazendo com que ele adquira uma leve opacidade. 
Por Divinal Vidros 9 de outubro de 2024
Incentivos para construção de edifícios mais eficientes e sustentáveis têm motivado a busca por certificações específicas, dentre elas a EDGE. Entenda.
Por Divinal Vidros 27 de agosto de 2024
Depois de seu sucesso absoluto, dos anos 40 aos anos 70, o vidro canelado está novamente sendo bastante procurado pelos designers, arquitetos e construtores. Entenda.
Share by: