Todo vidraceiro sabe que vidros laminados barram melhor a passagem de som que outros tipos de vidro em sua forma monolítica. Não é para menos, o intercalador Polivinil Butiral (PVB), que compõe a maioria dos vidros laminados já é utilizado há muito tempo. Foi utilizado, por exemplo, em 1914, para reforçar a proteção às máscaras de gás durante a Primeira Guerra Mundial e continua sendo o mais utilizado até os dias de hoje.
Durante toda a evolução dos intercaladores para vidros laminados a ideia de um produto capaz de, em algumas aplicações, igualar-se em desempenho a alguns tipos de vidros insulados (ou duplos termoacústicos) tomou forma há pouco mais de uma década. Surgiu assim o vidro laminado acústico. Conheça melhor esse produto através das 10 perguntas e respostas sobre esse produto a seguir.
Não, o termo “Vidro Laminado Acústico” no Brasil identifica uma categoria especial de vidro laminado, montado com um intercalador (ou interlayer) dotado de propriedades acústicas, incluído na Linha Divinal Confort.
Dependendo das condições e do tipo de som, projetistas podem esperar a redução no volume do som percebido pelas pessoas em até 50%.
Segundo os fabricantes do intercalador especial: “O Essa solução oferece recursos de amortecimento de som e pode, na configuração devidamente projetada, atingir um Single Number Rating de 50 de redução ponderada (Rw) ou classe de transmissão sonora (STC) em comparação com ~30 Rw ou STC para uma unidade de vidro insulada com vidro de 4 mm [12 mm de espaço aéreo] vidro de 4 mm.”
Sim, ao compor vidros insulados amplia consideravelmente a capacidade de todo o conjunto em barrar a passagem do som.
Especialmente porque em algumas aplicações os vidros insulados não podem ser utilizados. Seja devido ao caixilho ou esquadria estreitos seja por falta de espaço. Também foi pensado como complemento de maior performance na composição dos vidros insulados.
Sim, além de barrarem melhor a passagem do som, cumprem a função de proteção, retendo os cacos em caso de quebra e mantendo o vão indevassável.
Sim, os vidros laminados acústicos podem ser instalados, conjuntamente, com todos os tipos de PVBs, incluindo os coloridos.
Sim, podem ser utilizados em qualquer área externa, desde que devidamente encaixilhados (emoldurados).
Diferentemente do PVB comum, trata-se de uma película produzida em três camadas, que não acrescentam em espessura ao produto final, mas são capazes de melhor atenuação. Segundo o fabricante: “Esse sistema patenteado de três camadas tem como alvo sons na faixa de 1.000–4.000 Hz (uma faixa sensível à audição humana) para um amortecimento de som superior em vidro de segurança laminado.”
É indicado para ser instalado em qualquer local em que a atenuação de som se torne necessária ou desejável, tais como aeroportos, hotéis, escritórios, edifícios governamentais, restaurantes, estúdios, centros de atendimento médico, salas de aula, auditórios, igrejas, teatros, museus e diversos outros.
A Divinal vidros produz vidros acústicos em diversos tamanhos, espessuras e composições, incluindo também o produto na composição de vidros insulados. Esse produto faz parte da Linha Divinal Confort, composta por diversos vidros especiais de alto valor agregado.
Precisa de um orçamento?
Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo
Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro
Desde 1953 distribuindo e beneficiando os melhores vidros e espelhos para vidraçaria, construção civil, arquitetura e decoração em todo o Brasil.
Acompanhe nossos conteúdos nas redes sociais
TELEFONE SP
(11) 2827-2100
(11) 3760-2100
TELEFONE BH
(31) 2103-9633
(31) 3528-2200
WHATSAPP
(11) 2827-2100
(31) 2103-9633
E-MAIL
comunicacao@divinalvidros.com.br
comunicacao.bh@divinalvidros.com.br
SEGURANÇA DE DADOS
Fale com o nosso DPO:
controlador.lgpd@divinalvidros.com.br
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
Unidade SP:
Unidade BH:
ENDEREÇO
Unidade SP:
Unidade BH: