30 ferramentas indispensáveis para vidraceiros profissionais

Há cerca de três décadas, a principal ferramenta para o vidraceiro era o cortador de vidros. Não faltavam também a massa de vidraceiro, uma lixadeira elétrica manual de cinta para dar acabamento e polir as bordas e uma furadeira elétrica para instalação de ferragens em paredes com buchas e parafusos.

 

Porém, com a popularização dos vidros temperados e a melhoria no atendimento para o fornecimento desse vidro, a prática de cortar os vidros e lixá-los na própria vidraçaria tem se tornado rara.

 

As vidraçarias nacionais estão preferindo não manter estoque de vidros. A maioria prefere oferecer as opções para seus consumidores através de catálogos virtuais, amostras ou expositores.

 

Atualmente, encomenda-se os produtos já com as medidas e acabamentos desejados aos transformadores para já partirem para a instalação após o recebimento.

 

Essa mudança valorizou as figuras dos profissionais da instalação de vidros e espelhos e ajudantes, alterando também os itens principais que devem entrar na caixa de ferramentas.

 

Ao longo deste conteúdo, vamos trazer as 30 principais ferramentas para vidraceiros e explicá-las em um guia completo para você tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe a leitura.


As principais ferramentas do vidraceiro profissional

Se antigamente o que não podia faltar em uma vidraçaria era o cortador, uma lixadeira elétrica e uma furadeira elétrica, as ferramentas indispensáveis de hoje são outras.


Em um levantamento recente, feito por uma revista digital especializada no ramo do vidro, as três principais ferramentas citadas pelos profissionais participantes, em votação, foram:

  1. nível e prumo laser;
  2. trena manual ou laser;
  3. furadeira e parafusadeira.


Mas qual a importância dessas três?


Nível e prumo laser

ferramenta de nível a laser para vidraceiros

Essa ferramenta conquistou o ramo vidreiro há alguns anos e atualmente é raro encontrar um instalador de vidros que ainda utilize fios de nylon e prumos de peso para definição e marcação de esquadro, prumo, nível e eixos.

 

Os níveis e prumos a laser emitem feixes laser provenientes de um mesmo ponto, direcionado como eixos. A vantagem que oferece em relação aos instrumentos de medição tradicionais é a rapidez e a praticidade.

 

Em poucos segundos posiciona-se o aparelho e se fazem as marcações. Além disso, a visualização através de linhas nas paredes, ajudam a evitar erros.

 

As maiores vantagens na utilização do nível e prumo laser em relação aos sistemas tradicionais está na sua utilização em condições de pouca luz e na utilização em locais elevados, como varandas ou edifícios. Ou ainda em locais sujeitos a ventos fortes.


Trena manual ou laser

A trena que os vidraceiros normalmente utilizam para medir vidros é a de metal recolhível, com marcações lineares. Seu design permite fazer grandes medições de comprimento ou em torno de curvas e cantos.

 

A versão mais moderna das trenas é a versão a laser, a grande vantagem da obtenção de medidas pelo laser é a velocidade do resultado e a praticidade. É possível aferir distâncias com mais velocidade do que com a trena comum.

 

Além disso, a maioria dos modelos pode realizar cálculos simples e de áreas, armazenando medições automaticamente e evitando retrabalhos.Porém, as trenas laser ainda não conquistaram a confiança dos vidraceiros pela margem de erro que muitas apresentam.

 

Modelos de menor preço avisam que podem variar sua medição entre 2 e 3 mm, para mais ou para menos, essa diferença pode parecer insignificante para outros setores.Mas não é para os vidraceiros orçamentistas ou instaladores, porque pode determinar a incapacidade de se instalar um vidro em um vão. 

 

A boa notícia é que diversos fabricantes estão anunciando o lançamento de trenas que oferecem precisão milimétrica. Por enquanto possuem custo elevado, mas a esperança é que seu preço seja reduzido pela popularização com o passar do tempo.

 

Furadeira e parafusadeira

Aqui estamos falando das furadeiras e parafusadeiras com controle de velocidade e função reversível. As furadeiras elétricas manuais sempre fizeram parte do kit dos vidraceiros instaladores. Elas evoluíram bastante e hoje se tornaram equipamentos muito versáteis.

 

Além de realizarem furos em paredes e alumínios servem como esmeratrizes, marteletes, parafusadeiras além de outros usos que dependem da criatividade do usuário e do kit de acessórios que a acompanha.

 

Existem até mesmo furadeiras/parafusadeiras dotadas de alimentação por bateria ou pneumática, bastante úteis em instalações em locais isolados e sem acesso a fontes de energia elétrica. 


Equipamentos de proteção individual (EPI)

Outras ferramentas claramente indispensáveis são os EPIs. Desde o manuseio até a instalação, é fundamental contar com eles. Caso contrário, a segurança do próprio vidraceiro está ameaçada.

 

Muitos desses equipamentos são específicos para vidros, como os mangotes anticorte. Outros aparecem para outros ramos também, como luvas e óculos.

 

De modo geral, o vidraceiro muito se assemelha a um cavaleiro medieval ou um gladiador porque ele tem equipamentos para garantir sua segurança e bem-estar que vão da cabeça aos pés.


Outras ferramentas para vidraceiros 

Além das ferramentas que citamos no começo, a pesquisa apontou outras mais que não poderiam faltar na instalação de vidros. Segundo os participantes, que deram respostas espontâneas, são 30 aparatos importantes

 

Nós relacionamos essas ferramentas aqui acompanhadas de uma breve descrição da sua função para os vidreiros. 

 

  • Aplicador de silicone e cola de contato: colagens e vedações diversas em espaços entre vidros e alumínios;

 

  • Aparelho celular com os seguintes aplicativos: decibelímetro, GnaCAD, MeasureOn Bosch, Skedio Pro e Lupa com lanterna, para utilizações diversas;

 

  • Lima chata: retirar arestas após o corte dos alumínios utilizados na instalação; 

 

  • Martelo comum e martelo de borracha: assentamento de ferragens ou posicionamento e ajustes nas peças de vidro;

 

  • Ventosas Manuais: levantar e posicionar vidros com firmeza e segurança;

 

  • Esquadro: para marcação de cortes em ângulos precisos de 90 graus no corte de perfis; 

 

  • Chaves Philips, Allen e de Fenda: parafusamentos de todos os tipos;

 

  • Furadeira de impacto com martelete: se difere por ser mais robusta e atuar através de golpes sucessivos que “quebram” superfícies mais resistentes;

 

  • Alicates universal e de corte: funções diversas;

 

  • Arco de serra e serra manual: corte dos perfis de alumínio;

 

  • Brocas de vídea e diamantadas: furações precisas e delicadas. 

 

  • Tesoura de corte de alumínio: recortes especiais. 

 

  • Trincha ou pincel largo: limpar trilhos e/ou da parede; 

 

  • Espátula: limpeza do local, usada para retirar colas e tintas soltas; 

 

  • Fitas adesivas: marcações e delimitações; 

 

  • Suta: medição de ângulos em cantos;

 

  • Transferidor de grau: medir ângulos ao longo de circunferências; 

 

  • Formão: remoção de barreiras à instalação; 

 

  • Talhadeira: pequenas adaptações ou para escavar pisos para instalação de molas hidráulicas; 

 

  • Alicate rebitador: nos casos de uso de rebites; 

 

  • Jogo de Chaves de regulagem (fixas, “L”, torx): para apertos diversos; 

 

  • Cortador de diamante: corte de espelhos ou vidros comuns; 

 

  • Lixadeira: desbaste de paredes ou do alumínio; 

 

  • Policorte e disco de 12”: como opção automática às serras de alumínio; 

 

  • Sargento ou grampos: fixar peças a serem ajustadas ou cortadas; 

 

  • Serra circular ou de bancada de 10”: cortes do alumínio em diferentes ângulos. 


Profissionais investem em ferramentas de qualidade

Só com os melhores materiais e profissionais é possível entregar os melhores projetos em construção civil, arquitetura e design de interiores. Sem isso, não existe nenhum projeto bem sucedido.


A Divinal está no mercado desde 1953 fabricando os melhores vidros planos do mercado. Logo, você sabe onde encontrar os melhores vidros. A mão de obra especializada não trabalha com produtos que não sejam de primeira linha.


A preocupação desses profissionais vai desde o uniforme e atendimento até os vidros e ferramentas usadas. A excelência está nos mínimos detalhes e nós entendemos disso, são diversos os premiações que já ganhamos em relação às nossas têmperas e vidros


Entre em contato com nosso time comercial, faça um orçamento e conheça o nosso portfólio de produtos.

Solicite um orçamento

Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

Por Divinal Vidros 12 de dezembro de 2024
A empresa conta, atualmente e por tempo indeterminado, com 17 tipos de vidros impressos ou texturizados em seus estoques. Conheça as opções! Os Vidros Impressos, outrora chamados de Vidros Fantasia e, atualmente, Vidros Texturizados , estão obtendo grande procura no mercado. Um dos motivos é porque muitos deles remetem a um passado recente, tornando esses itens muito apreciados na composição de ambientes nos estilos Vintage ou Retrô. Porém, é importante destacar que nem todas as texturas fazem essa conexão ao passado. Geralmente, as estampas mais artísticas são as que mais remetem ao passado, pois são fáceis de serem identificadas logo após o primeiro contato com elas. Nesse grupo destacam-se os vidros no padrão Antílope, Ártico, Japonês, Mosaico e Silésia. Alguns padrões de desenho são lançamentos recentes, com menos de uma década de mercado, enquanto outros são atemporais, com aspecto moderno e discreto. Esses últimos são amplamente utilizados na indústria moveleira e no design de interiores. Entre elas, encontramos os padrões Infinity, Mobile, Pontilhado, Spotlyte, Teorema e Thela. Na indústria moveleira, os vidros impressos ou texturizados são muito apreciados por propiciar privacidade parcial. Esses vidros permitem a passagem de uma luz difusa que mostram vultos ou sombras, mas que não revelam o conteúdo de armários ou closets. Essas mesmas características se aplicam na preferência de uso dos impressos ou texturizados no design de interiores. Além disso, existem alguns padrões com características específicas, que mencionaremos mais adiante nesta matéria. As duas unidades da Divinal Vidros (São Paulo e Belo Horizonte) possuem em seus estoques uma extensa quantidade e variedade de impressos ou texturizados. Um levantamento feito em novembro de 2024 identificou 17 tipos, sendo que alguns eram oferecidos em espessuras e cores variadas, totalizando, assim, mais de 20 opções. Relação completa O estoque da Divinal Vidros, atualizado no mês de novembro de 2024, inclui vidros impressos e texturizados produzidos por dois fabricantes: Saint Gobain Glass e Cebrace, sendo que atualmente somente a Cebrace os produz no Brasil, renomeando tais vidros como Cebrace Texturizados. A Divinal Vidros, por tradição e para atender às necessidades do mercado, mantém um estoque diversificado de vidros, garantindo sua manutenção para reposições futuras ou atuais. Por isso, o levantamento do estoque realizado em novembro de 2024 pode ser alterado a qualquer momento com a adição ou substituição de itens. Não é à toa que é na Divinal Vidros que os profissionais do vidro encontram o vidro que procuram. Espessuras especiais A maioria dos vidros impressos ou texturizados são produzidos atualmente na espessura 4 milímetros que, na realidade, possui espessura entre 3 e 4 milímetros, devido aos sulcos da impressão no vidro feito por rolos apropriados no momento da produção. Alguns padrões, entretanto, a Divinal possui na espessura de 8 mm (7/8 mm). Esta última é a espessura adequada para que o vidro seja temperado e aplicado em boxes para banheiros, divisórias e diversas outras aplicações. Vidros com características especiais Três vidros impressos ou texturizados merecem destaque nessa relação por possuírem características próprias muito acentuadas ou marcantes. O primeiro é o vidro aramado, concorrente centenário do vidro laminado. Trata-se de um vidro produzido através de rolos, como todo impresso ou serigrafado. Porém, ele se diferencia por possuir uma superfície lisa e agregar uma tela metálica em seu interior. O vidro aramado é considerado um vidro de segurança podendo, juntamente com os laminados, serem utilizados em coberturas, guarda-corpos e outras aplicações que exigem materiais de segurança. O segundo tipo de vidro com características especiais é o vidro Anti-Reflexo. Ele se diferencia dos vidros com cobertura anti-reflexiva aplicada por deposição iônica no vidro float. Sua capacidade de reduzir reflexos acontedio devido à sua microtextura discreta. Quando posicionado junto a fotos ou quadros, esse vidro destaca a imagem que está atrás dele. Vale ressaltar que a característica anti-reflexiva desse vidro impresso ou texturizado não ocorre quando ele se distancia do objeto a ser destacado, fazendo com que ele adquira uma leve opacidade. 
Por Divinal Vidros 9 de outubro de 2024
Incentivos para construção de edifícios mais eficientes e sustentáveis têm motivado a busca por certificações específicas, dentre elas a EDGE. Entenda.
Por Divinal Vidros 27 de agosto de 2024
Depois de seu sucesso absoluto, dos anos 40 aos anos 70, o vidro canelado está novamente sendo bastante procurado pelos designers, arquitetos e construtores. Entenda.
Share by: