Escolher vidro para box de banheiro requer conhecimento da norma
Além de atenderem à NBR 14.207/2009, vidros devem ser especificados de acordo com seu processo de fabricação, cores, acabamentos e tamanho do box de banheiro. Fique por dentro
Um dos itens de maior relevância em uma casa é o box de banheiro. Esse elemento impede a passagem de água, proporciona conforto e muito estilo ao espaço utilizado para o banho. O mercado disponibiliza a solução em diferentes materiais, como acrílico e PVC. Mas o mais empregado é o vidro.
Esse último é uma opção que se destaca, entre outros fatores, pela simples manutenção, diferentes tipologias (de abrir, correr ou sistema sanfonados por exemplo) e estética, pois pode receber vários acabamentos. Também combina com banheiros de todos os tamanhos, e, por isso, é um dos “queridinhos” de arquitetos e consumidores finais.
A grande questão é: como especificar vidros para box de banheiro? Afinal, não pode ser qualquer tipo. É exatamente isso que vamos tratar a seguir. Fique por dentro dos principais critérios a serem considerados para fazer a escolha certa no seu projeto.
Tipos de vidro
Os vidros utilizados no box devem atender à NBR 14.207/2009, que estabelece os requisitos para segurança, materiais e instalação. E os mais indicados são estes dois:
- Temperado: é submetido a um processo de aquecimento e rápido resfriamento, o que o torna até cinco vezes mais resistente a choques térmicos e mecânicos em comparação ao modelo comum.
Oferece segurança ao usuário, pois em caso de quebra, fragmenta-se em pequenos pedaços pouco cortantes. Além disso, tem boa transparência. - Temperado com película de segurança: além das características já citadas, pode ser fornecido com a exclusiva película que deixa os cacos colados por, pelo menos, oito horas ao sofrer uma quebra acidental. Ela deve ser aplicada no vidro antes da instalação e deve estar ancorada conforme requisitos da Norma ABNT NBR 14207/2009.
Aumentando a segurança com a película Blindex®
O produto Blindex® + Segurança – fornecido pela Divinal Vidros – é o único Box do mercado que já sai da fábrica com a exclusiva película de segurança aplicada. Sempre fabricado em vidros de 8 mm de espessura, o conjunto Box Blindex® + Segurança conta ainda com kit original Blindex® com a exclusiva trava de segurança. Trata-se de um procedimento testado e aprovado que melhora de forma significativa a performance do produto.
Laminado: trata-se de um “sanduíche” com duas ou mais folhas de vidro interligadas por uma camada de PVB (polivinil butiral), que “segura” os cacos quando ocorre uma quebra, evitando ferimentos. Outro diferencial é a possibilidade de ser fornecido em várias cores.
Cores e acabamentos
Outros fatores preponderantes na hora de escolher o vidro para o box do banheiro são a cor e o acabamento. A definição é orientada conforme o espaço disponível. O Incolor, por exemplo, combina com qualquer tamanho. Mas o uso de cores mais escuras não é recomendado para ambientes menores.
Outras opções são o vidro cinza ou (fumê), com tom mais escuro, é uma alternativa bem charmosa; Vidro verde, que deve ser escolhido com cuidado para acompanhar a decoração do banheiro; Vidro impresso, muito utilizado para dar mais privacidade; e vidro bronze, um dos mais elegantes do mercado.
Já os acabamentos são diversos: Brilhante, fosco, branco, preto, bronze e aço inox. A escolha vai depender do gosto do consumidor.
E aí, gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário, curta e compartilhe!
Que tal garantir os melhores vidros para a sua obra? Conte com mais de 65 anos de experiência. Acesse agora mesmo o site da Divinal Vidros e faça um orçamento personalizado!
Precisa de um orçamento?
Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo
Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro
