Divinal será fornecedora oficial da Casa Cor Minas 2024

A CASA COR Minas terá um novo endereço neste ano de 2024. A próxima edição da maior mostra mineira de arquitetura, design de interiores e paisagismo será montada no Espaço 356, empreendimento da Construtora EPO, localizado às margens da BR-356, pouco depois do BH Shopping, e terá a Divinal Vidros como fornecedora oficial.


A mostra conta com nova data, sendo realizada do dia 27/07 a 15/09, em decorrência da situação do Rio Grande do Sul, buscando garantir o tempo imprescindível para possibilitar o retorno à normalidade das empresas do setor moveleiro. A decisão visa assegurar a participação destas empresas na mostra, considerada uma importante vitrine para o mercado.


Como produtora ou revendedora, desde 1953, de praticamente todos os vidros utilizados no design de interiores, a Divinal Vidros hoje é referência nesse segmento, com unidades produtivas instaladas nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte. Para atender aos profissionais da mostra, buscando as melhores soluções para seus ambientes, a Divinal Vidros se utiliza de tecnologias avançadas, transformando vidros comuns em vidros temperados, laminados, insulados, serigrafados, espelhos lapidados e muito mais!


Mostra revitalizada

A 29ª edição da Casa Cor Minas está sendo revitalizada, assim como a região onde será sediada, que vem ganhando diversos espaços voltados para promover o lazer, a moda, a arte, a gastronomia, além de diversas outras atrações para os moradores da Grande Belo Horizonte. O local escolhido para e edição deste ano, que contará com 68 ambientes, possui localização privilegiada, com fácil acesso ao público uma vez que está próximo de diversos bairros da região centro-sul, de condomínios da região metropolitana, além de fácil acesso a diversas áreas da cidade. 


O Espaço 356 terá uma área total de 15.000 m2, e ainda conta com estacionamento, espaços abertos integrados ao paisagismo, um rooftop com vista incrível para a cidade e para a Serra do Rola Moça, Espaço Kids, Área para práticas esportivas, junto de muitas novidades que serão anunciadas posteriormente.


Retrofit ecológico

A CASA COR Minas será responsável por inaugurar oficialmente o complexo. O local passou por um grande retrofit e foi inteiramente ressignificado a partir do trabalho de reconhecidos profissionais do segmento, como os arquitetos Alexandre Nagazawa e Isabela Vecci, e o paisagista Felipe Fontes. O objetivo foi oferecer um novo conceito de entretenimento na cidade, reunindo em um só lugar gastronomia, moda, arte, práticas esportivas e bem-estar. Com esta ação, a CASA COR Minas dá continuidade na tradição de revelar espaços e edifícios da cidade para o público, apresentando novos formatos de uso e de interação com a cidade. Exemplos semelhantes aconteceram com a sede do Arquivo Público Mineiro, a Casa do Conde de Santa Marinha, o Casarão da Rede Ferroviária Federal, o Palácio das Mangabeiras, a Casa Ferolla, além de vários outros.



“Ao escolher um endereço que acaba de passar por um processo de retrofit para se reintegrar à paisagem urbana, ganhando assim novos usos, os organizadores do evento estão lançando luz sobre a importância e o compromisso dos profissionais da arquitetura, do design de interiores e do paisagismo dentro desse processo de reconstrução das cidades e da forma como ocupamos ela”, destaca Eduardo Faleiro, diretor da CASA COR Minas. 


De presente, o agora!

O tema escolhido "De presente, o agora" para esta edição 2024, da Casa Cor Minas, contribui para provocar uma reflexão sobre o legado que queremos deixar para o futuro, deixando claro como as nossas escolhas impactam não apenas em nossa forma de morar como também no mundo que estamos deixando para os nossos descendentes.


A diretora Juliana Grillo destaca que tanto o tema quanto o local escolhido para sediar a mostra em 2024 contribuem para reforçar a importância das práticas sustentáveis no mercado, destacando os cuidados com o meio-ambiente e a contribuição para a qualidade de vida das pessoas e do planeta.


“Ao ocuparmos uma construção já existente, e que acabou de passar por um processo de requalificação dentro de um modelo que restaura a antiga estrutura e preserva a arquitetura original, estamos contribuindo de forma significativa para apresentar novos formatos de aproveitamento do que já existe nas grandes cidades, ocasionando edificações novas, construídas de forma limpa, com menos resíduos”, destaca a diretora.


Novo eixo criativo

“Para este ano, a CASA COR convida a desviar o olhar para um novo eixo criativo, menos eurocêntrico e mais autêntico. O momento é mais que oportuno, pois o mundo olha o Brasil com esperança e fascínio, frente às ameaças de um colapso climático.” É o que revela Livia Pedreira, curadora da mostra, ao lembrar que marcas e profissionais do elenco terão a oportunidade de refletir e explorar o tema, sintetizado na campanha.


"Esse exercício deve estar pautado em inovação e responsabilidade com o legado que pretendemos deixar para as gerações futuras”, acrescenta a curadora. Ela ressalta que o Manifesto 2024 evidencia ainda mais essa intenção, ao propor uma imersão em nossa biodiversidade cultural, na beleza de nossa origem, feita de resiliência, alegria e encantamento. 



Espaço 356

Projetado pela BLOC Arquitetura, idealizado e executado pelo Grupo EPO, com uma área bruta locável de aproximadamente 13 mil m², o Espaço 356 será o primeiro empreendimento que seguirá o conceito 'lifestyle' em Minas Gerais.


A concepção arquitetônica do Espaço 356 foi pautada no retrofit da estrutura existente, aproveitando sua modulação e adaptando-a para um uso novo, requalificando não só o edifício, mas toda uma região. O empreendimento será diverso e plural, tudo isso em um ambiente contemporâneo, despojado, com mescla de áreas abertas e fechadas e de estética industrial. 



Sobre a CASA COR Minas

Empresa do Grupo Abril, a CASA COR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas e em 2024 chega à sua 29ª edição em Minas Gerais com a participação confirmada dos principais designers de interiores e arquitetos da região.



Sobre a Divinal Vidros

Com unidades produtivas instaladas nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte, a Divinal Vidros, fundada em 1953, é referência no fornecimento de vidros para a Construção Civil e para o Design de Interiores. Possui uma das maiores variedades em vidros do mercado, acompanhando os lançamentos internacionais de produtos de alta tecnologia.


Além disso, atua como transformadora/beneficiadora, produzindo soluções que atendem a qualquer necessidade em obra, sempre contando com a assessoria de sua equipe de vendas treinada e pronta a prestar um ótimo atendimento.


Precisa de um orçamento? Clique aqui e acesse nosso pré-atendimento agora mesmo

Leia outros conteúdos do nosso Blog do Vidro

Por Divinal Vidros 12 de dezembro de 2024
A empresa conta, atualmente e por tempo indeterminado, com 17 tipos de vidros impressos ou texturizados em seus estoques. Conheça as opções! Os Vidros Impressos, outrora chamados de Vidros Fantasia e, atualmente, Vidros Texturizados , estão obtendo grande procura no mercado. Um dos motivos é porque muitos deles remetem a um passado recente, tornando esses itens muito apreciados na composição de ambientes nos estilos Vintage ou Retrô. Porém, é importante destacar que nem todas as texturas fazem essa conexão ao passado. Geralmente, as estampas mais artísticas são as que mais remetem ao passado, pois são fáceis de serem identificadas logo após o primeiro contato com elas. Nesse grupo destacam-se os vidros no padrão Antílope, Ártico, Japonês, Mosaico e Silésia. Alguns padrões de desenho são lançamentos recentes, com menos de uma década de mercado, enquanto outros são atemporais, com aspecto moderno e discreto. Esses últimos são amplamente utilizados na indústria moveleira e no design de interiores. Entre elas, encontramos os padrões Infinity, Mobile, Pontilhado, Spotlyte, Teorema e Thela. Na indústria moveleira, os vidros impressos ou texturizados são muito apreciados por propiciar privacidade parcial. Esses vidros permitem a passagem de uma luz difusa que mostram vultos ou sombras, mas que não revelam o conteúdo de armários ou closets. Essas mesmas características se aplicam na preferência de uso dos impressos ou texturizados no design de interiores. Além disso, existem alguns padrões com características específicas, que mencionaremos mais adiante nesta matéria. As duas unidades da Divinal Vidros (São Paulo e Belo Horizonte) possuem em seus estoques uma extensa quantidade e variedade de impressos ou texturizados. Um levantamento feito em novembro de 2024 identificou 17 tipos, sendo que alguns eram oferecidos em espessuras e cores variadas, totalizando, assim, mais de 20 opções. Relação completa O estoque da Divinal Vidros, atualizado no mês de novembro de 2024, inclui vidros impressos e texturizados produzidos por dois fabricantes: Saint Gobain Glass e Cebrace, sendo que atualmente somente a Cebrace os produz no Brasil, renomeando tais vidros como Cebrace Texturizados. A Divinal Vidros, por tradição e para atender às necessidades do mercado, mantém um estoque diversificado de vidros, garantindo sua manutenção para reposições futuras ou atuais. Por isso, o levantamento do estoque realizado em novembro de 2024 pode ser alterado a qualquer momento com a adição ou substituição de itens. Não é à toa que é na Divinal Vidros que os profissionais do vidro encontram o vidro que procuram. Espessuras especiais A maioria dos vidros impressos ou texturizados são produzidos atualmente na espessura 4 milímetros que, na realidade, possui espessura entre 3 e 4 milímetros, devido aos sulcos da impressão no vidro feito por rolos apropriados no momento da produção. Alguns padrões, entretanto, a Divinal possui na espessura de 8 mm (7/8 mm). Esta última é a espessura adequada para que o vidro seja temperado e aplicado em boxes para banheiros, divisórias e diversas outras aplicações. Vidros com características especiais Três vidros impressos ou texturizados merecem destaque nessa relação por possuírem características próprias muito acentuadas ou marcantes. O primeiro é o vidro aramado, concorrente centenário do vidro laminado. Trata-se de um vidro produzido através de rolos, como todo impresso ou serigrafado. Porém, ele se diferencia por possuir uma superfície lisa e agregar uma tela metálica em seu interior. O vidro aramado é considerado um vidro de segurança podendo, juntamente com os laminados, serem utilizados em coberturas, guarda-corpos e outras aplicações que exigem materiais de segurança. O segundo tipo de vidro com características especiais é o vidro Anti-Reflexo. Ele se diferencia dos vidros com cobertura anti-reflexiva aplicada por deposição iônica no vidro float. Sua capacidade de reduzir reflexos acontedio devido à sua microtextura discreta. Quando posicionado junto a fotos ou quadros, esse vidro destaca a imagem que está atrás dele. Vale ressaltar que a característica anti-reflexiva desse vidro impresso ou texturizado não ocorre quando ele se distancia do objeto a ser destacado, fazendo com que ele adquira uma leve opacidade. 
Por Divinal Vidros 9 de outubro de 2024
Incentivos para construção de edifícios mais eficientes e sustentáveis têm motivado a busca por certificações específicas, dentre elas a EDGE. Entenda.
Por Divinal Vidros 27 de agosto de 2024
Depois de seu sucesso absoluto, dos anos 40 aos anos 70, o vidro canelado está novamente sendo bastante procurado pelos designers, arquitetos e construtores. Entenda.
Share by: